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O Brasil segue forte nas exportações de carne bovina para o Egito e outros países árabes

Exportações de carne bovina para o Egito aumentam

Em receita, crescimento das exportações de carne bovina para o Egito foi de 268%

Mesmo já consolidado como o principal exportador de carne bovina e de frango para os países árabes, este é um mercado que continua em ascensão e movimentando a economia do Brasil. Prova disso são os dados consolidados pela Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) do primeiro semestre de 2022. Neste período, as exportações de carne bovina para o Egito cresceram 268% em receita, totalizando US$ 274 milhões. Em volume, o aumento foi de 232,7%, com 71 mil toneladas embarcadas neste período.

Os dados da Abiec indicam que as exportações totais para os países da Liga Árabe no primeiro semestre de 2022 totalizaram quase 100 mil toneladas embarcadas, o que representou uma receita de mais de US$ 385 milhões.

Importante lembrar que as exportações totais de carne bovina brasileira seguem em crescimento. Ainda segundo a Abiec, nos primeiros seis meses de 2022 somaram US$ 6,2 bilhões, um aumento de 52% em relação à receita obtida no primeiro semestre de 2021. Já o aumento em volume foi de 21,5% em relação ao ano anterior.

Além disso, é igualmente importante destacar que, para acessar esses mercados, torna-se imprescindível obter a certificação halal. Esta se configura como uma chancela de qualidade para qualquer produto que será consumido pela população muçulmana.

Certificação halal

O processo de certificação analisa toda a cadeia, como a matéria-prima, insumos, transporte e armazenamento. Para garantir assim, dentre outras coisas, que não haja contaminação cruzada com produtos ilícitos, como a carne suína.

Com a certificação halal, a empresa poderá atender aos requisitos de consumidores árabes e muçulmanos. Ou ainda de outros mercados que busquem produtos comprovadamente saudáveis e rastreados.

Além disso, a certificação abre possibilidades de atingir novos mercados. Isto é, o aumento da credibilidade dos produtos que obtiverem o selo halal, melhorando a vantagem competitiva da empresa em todo o mundo.