No acumulado de janeiro a setembro as exportações de carne bovina oriunda do Mato Grosso já superam em 26,16% o total enviado no período em 2023
As exportações de carne bovina oriundas do estado de Mato Grosso em 2024 podem superar as 650 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC). A projeção decorre, principalmente, do ritmo dos embarques mensais observados nos últimos três meses.
Em setembro foram exportadas 66,84 mil TECs de carne bovina pelo estado, conforme informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). O volume é 1,7% maior que o exportado em agosto.
“Esse foi o quarto maior volume já registrado na série histórica, e recorde para setembro, impulsionado pela forte demanda de países como a China, Estados Unidos e Filipinas. Ou seja, juntos somaram 59,96% do total exportado no mês”, diz o Imea.
No que tange ao acumulado de janeiro a setembro, as exportações de carne bovina somam 549 mil TECs, um incremento de 26,16% em relação ao mesmo período observado em 2023.
“A alta demanda internacional, durante este ano, exerceu um papel importante na sustentação dos preços da proteína ao longo da cadeia produtiva”, explica o Instituto.
Sobre o IMEA-MT
O IMEA – Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária é um instituto privado sem fins lucrativos do sistema Famato em parceria com a Aprosoja, Ampa e Acrimat. Criado em 1998 e reestruturado em 2008, com sede em Cuiabá-MT. A entidade realiza estudos e projetos socioeconômicos e ambientais em todo o território mato-grossense. Através de um sistema de coleta, processamento e análise de dados produzindo informações estratégicas do agronegócio para as entidades mantenedoras.