Entre os principais produtos do ranking das exportações de Rondonópolis está a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja
Rondonópolis mantém resultados positivos e chega a 17º lugar nas exportações, sendo uma das cidades que mais exportam no Brasil, subindo, portanto seis posições no ranking em comparação com 2021. Os dados são do Ministério da Economia referentes aos cinco primeiros meses de 2022; assim mostram que Rondonópolis exportou U$ 1.160,75 bilhão, crescimento de 9,1% nas exportações. Os números também colocam a cidade como segunda maior exportadora de Mato Grosso.
Com esse valor, as exportações de Rondonópolis representaram 0,9% do total exportado no País. além disso, 8,9% de todo volume exportado por Mato Grosso no período.
As importações no período compreendido entre janeiro a maio deste ano também apresentam crescimento; isto é, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram importados por Rondonópolis U$ 761,62 milhões, volume 154,4% maior que o do ano anterior. A cidade fechou os cinco primeiros meses do ano como maior importadora de Mato Grosso e como 34ª no Brasil.
O volume importado por Rondonópolis representa 38,8% do total importado por Mato Grosso no período e 0,7% pelo Brasil.
A maior parte das exportações de Rondonópolis nos cinco primeiros meses de 2022 foram para a China, Tailândia e Indonésia. Sendo assim a China o principal destino das exportações. Enquanto que a maior parte das importações no mesmo período vieram da Rússia; Canadá e Estados Unidos.
Entre os principais produtos de exportação está a torta e outros resíduos sólidos da extração do óleo de soja, que representou 47% das exportações de Rondonópolis no período. Já, entre os produtos importados, os fertilizantes minerais, assim como químicos e potássicos, representaram 44% do total das importações.
Os fertilizantes são os principais produtos importados em Rondonópolis e mercados como Canadá; Rússia e Argélia são os que mais importam produtos para a cidade.
Fonte: PM Rondonópolis