Você está visualizando atualmente Exposição sobre cotidiano ribeirinho reúne obras de 20 artistas regionais
Exposição “Cotidiano Ribeirinho: Representações de Identidades", reúne obras de artistas regionais, no Corredor Cultural do Shopping Estação - Foto: Divulgação

Exposição sobre cotidiano ribeirinho reúne obras de 20 artistas regionais

Exposição acontece de 01 a 27 de outubro, em Cuiabá

A proposta da Exposição é de levar a uma reflexão e propor um debate sobre a diversidade sociocultural de Mato Grosso, por meio de representações das culturas, identidades, territórios, acontece a exposição “Cotidiano Ribeirinho: Representações de Identidades”. Assim, reúne obras de vinte artistas regionais, no Corredor Cultural do Shopping Estação Cuiabá, Piso G1, com entrada gratuita.

Uma vasta programação foi preparada para o evento, que terá seu lançamento oficial no dia 12 de outubro. A partir das 19h, contará com a presença dos artistas plásticos e a doação de 80 mudas de árvores, em parceria com o projeto “Verde Novo”, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Nos dias 19 e 26, às 18h30, acontecem rodas de conversas. Dessa maneira, os temas têm o propósito de destacar a diversidade das identidades existentes nesses povos tradicionais: os ribeirinhos.

Para o gerente de marketing do shopping, Deucimar Serra, a mostra é uma ótima oportunidade para divulgar esse tema que parece tão distante. Mas que na realidade, impacta toda a população local. “Além disso, a exposição leva ao público as belezas e dificuldades das comunidades tradicionais. Dessa maneira, cria espaços de contatos com as diversas artes e demonstram a dimensão delas para o nosso estado”, destaca.

Artemat

A 5ª exposição coletiva da Associação dos Artistas Plásticos do Estado de Mato Grosso (Artemat) reúne nomes como Dayana Trindade, Agnaldo Rodrigues da Silva, Michelle Diehl, Carlos Alberto Bosquê Junior, Isabel Araujo, Thelma Pereira Foster Corrêa, entre outros, que irão apresentar suas obras a partir de seus recortes e percepções, além de mostrar e valorizar a nossa fauna e flora, ajudando na preservação dos nossos biomas.

A artista plástica Dayana Trindade, salienta que a mostra se justifica pela importância que as comunidades ribeirinhas têm na formação da cultura mato-grossense. “Elas compõem a história e tradição das cidades, suas práticas e modos de vida, que se reverberam na agricultura, pesca artesanal, culinária. Bem como na criação de pequenos animais, extrativismo vegetal, além de apresentar seus novos modos de trabalho, com o desenvolvimento sustentável, a pesca esportiva, entre outros”, finaliza.

Serviço

O que: Exposição Cotidiano Ribeirinho: Representações de Identidades
Quando: de 01 a 27 de outubro
Onde: Corredor cultural, Piso G1, no Shopping Estação Cuiabá
Mais informações: Instagram da @artemat.mt.