Expoente das artes visuais em Cuiabá, a artista plástica Dalva de Barros é parte da história de cidade, inspirando a trajetória de diversos artistas renomados
O Sesc Arsenal recebe, a partir do dia 8 de abril, a exposição Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas. A mostra é uma homenagem do Sesc-MT aos 90 anos da artista plástica, celebrando sua arte, legado e inestimável contribuição ao patrimônio cultural da cidade, e faz parte das atividades comemorativas do aniversário de Cuiabá. Expoente das artes visuais na capital de Mato Grosso, Dalva inspirou a trajetória de diversos artistas.
Com obras de sua autoria e de artistas iniciados e orientados por Dalva de Barros, a exposição terá sua abertura às 19h do dia 8 de abril, e permanecerá em cartaz até 29 de junho, na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal. Serão expostas obras de Adir Sodré, Adão Domiciano, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Carlos Lopes, Nilson Pimenta e Osvaldina dos Santos, dentre outros. A exposição é uma parceria do Sesc-MT com a família de Dalva de Barros, Galeria Arto e o colecionador Murillo Espínola.
Nascida em outubro de 1935, e com uma trajetória artística que se inicia nos princípios da década de 60, a artista plástica é uma das referências mais citadas e observadas quando o assunto é cultura. As obras refletem o cotidiano e os acontecimentos presenciados por Dalva, desde os mais sutis, como uma cabeça de boi até os mais populares, a exemplo da conquista da Copa do Mundo de Futebol de 1994.
Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso
Dalva conta que aprendeu a pintar por meio de um curso por correspondência, indo posteriormente para São Paulo. Assim, frequentou o curso livre de pintura na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). Em seguida, participou da Escola de Belas Artes no Rio de Janeiro e voltou para Mato Grosso quando o pai faleceu, indo morar na fazenda.
Já em Cuiabá, Dalva supervisionou o Ateliê Livre da Fundação Cultural de Mato Grosso, entre os anos de 1976 e 1980, e o Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso, em 1982.
A artista plástica também falou sobre os 90 anos e a homenagem realizada pelo Sesc-MT. “Está chegando (os 90 anos)! E eu estou na ativa, trabalhando um pouquinho. Não com tanta rapidez, mas estou participando de alguns projetos. Sobre a homenagem, eu fico contente, e nem sei se eu mereço tudo isso. Mas agradeço e me deixa muitíssimo feliz. Eu sempre frequentei o Sesc e agora vou expor lá, então, faz parte da minha história”, concluiu.
Para o presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, José Wenceslau de Souza Júnior, a exposição em homenagem a Dalva de Barros é um marco cultural que reflete o compromisso com a valorização da arte e da cultura regional. “O Sesc-MT, ao promover essa iniciativa, reafirma seu papel na valorização do patrimônio cultural mato-grossense. A exposição, não apenas celebra a vida e a obra de uma das mais destacadas artistas mato-grossenses, mas também ressalta o papel fundamental que a arte desempenha na sociedade”, ressalta.
Serviço:
O quê: Exposição “Dalva de Barros: 90 anos – Lições além das telas”
Data de abertura: 08 de abril às 19h, com vernissage
Data de realização: 08 de abril a 29 de junho
Horário de visitação: Terça-feira a sábado, das 14h às 21h30; domingos das 15h às 20h30.
Local: Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal
Entrada Gratuita