Você está visualizando atualmente Exposição Vale dos Dinossauros é prorrogada em Cuiabá até março
A Exposição Vale dos Dinossauros ocorre no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na capital mato-grossense

Exposição Vale dos Dinossauros é prorrogada em Cuiabá até março

A Exposição Vale dos Dinossauros acontece no Museu de História Natural de Mato Grosso, localizado na capital mato-grossense

Os dinossauros vão ficar por mais tempo no jardim do Museu de História Natural de Mato Grosso. Isso porque prorrogaram a exposição “Vale dos Dinossauros” até o dia 3 de março.

Inicialmente, a mostra iria ficar no local até o dia 25 de fevereiro. Conforme os organizadores, a alteração na data é devido a alta demanda de público. Quase cinco mil visitantes já passaram pelo Museu em uma semana de evento.

Com entrada gratuita, a exposição está aberta de quarta a domingo, das 8h às 18h. A princípio o agendamento para Grupos e Escolas: (agendamentosmhnmt@gmail.com). Quarta a sexta: 8h-9h, 10h-11h, 14h-15h, 16h-17h.

Vale dos Dinossauros

Portanto, estão disponíveis 10 réplicas com peças que reproduzem sons e movimentos dos dinossauros de diferentes espécies que viveram há mais de 70 milhões de anos.

A mostra traz a história de cada um dos animais, contendo nome da espécie e a data em que foi encontrado. Dentre as réplicas, há o Pycnonemassaurus Nevese, dinossauro encontrado na região de Chapada dos Guimarães, e o Uberabatitan Ribeiror, o maior dinossauro do Brasil descoberto em Minas Gerais.

A iniciativa é uma parceria entre o Museu de História Natural de Mato Grosso, Instituto Ecoss, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) e Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano.

Uma das réplicas de esqueleto traz um dinossauro do grupo saurópode, conhecidos por serem herbívoros e terem pescoços longos. Aliás, a réplica tem 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, considerada a maior do Brasil. O esqueleto reproduz uma espécie que viveu há 85 milhões de anos em Mato Grosso.

A outra réplica de esqueleto é do Pycnonemosaurus nevesi, uma espécie de dinossauro carnívoro que possui 2,20 metros de altura e 7 metros de comprimento. Isto é, ambas criadas pelo paleoartista Carlos Scarpini, que já foi responsável pela elaboração de 11 acervos no Brasil e no exterior. Também na área verde estão as instalações do Homem do Holoceno, feita pelo artista plástico Junne Fontenele, que recriou cenas cotidianas dos povos pré-históricos em esculturas de argila.

Serviço

O que: Exposição “Vale dos Dinossauros”

Quando: até 25 de fevereiro, das 08h às 17h.

Onde: Museu de História Natural de Mato Grosso, Av. Manoel José de Arruda, 2000 – Jardim Europa, Cuiabá – MT.

Entrada: gratuita.