Fã de gibis, pai convenceu esposa e batizou filhos como Disney, Raimidney, Disley, Disneylândia, Sirney, e Sidney. Vinte anos após a morte dele, filhos querem ir aos EUA para conhecer parque
Por causa do amor do pai ao universo criado por Walt Disney, seis irmãos ganharam nomes inspirados tornando-se a Família Disney. De acordo com o filho mais velho, Disney Nascimento de Paulo, de 48 anos, ele e os irmãos nasceram no Maranhão, mas se mudaram para Mato Grosso na década de 80. Segundo ele, a mãe não aceitou as sugestões de nomes no início, mas acabou sendo convencida pelo marido.
Na ordem de nascimento, veio primeiro Disney, seguido por Raimidney e Disley. Na quarta gravidez, chegou a primeira menina, batizada de Disneylândia, seguido por Sirney e o caçula, Sidney. “Meu pai era fã do Walt Disney, lia os gibis, tinha o sonho de conhecer os parques. Quando nasci, colocou meu nome de Disney, em seguida, veio os outros filhos e ele colocou ‘ney’ no final de todos os nomes para ter alguma referência aos estúdios”, explicou.
O filho mais velho também conta que na infância os nomes viraram motivo de piadas e brincadeiras entre os colegas. Mas que nenhum dos irmãos sequer cogitou a possibilidade de trocar de nome.
Levamos tudo na base do bom humor
Agora, 20 anos da morte do pai, que nunca sequer pisou em um parque da Disney. O sonho dos irmãos é conhecer o parque da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos. “Quando éramos crianças, a minha irmã acabou sofrendo mais porque o nome dela é muito diferente. Na época, um amigo do meu pai que era advogado propôs pra gente mudar de nome, mas ninguém quis. Hoje minha irmã tem as coleções, pelúcias e parece meu pai! Levamos tudo na base do bom humor”, conta.
A única filha entre os seis irmãos, Disneylândia Nascimento de Paula, de 45 anos, disse que sempre herdou a paixão do pai pelo universo dos estúdios e coleciona diversos objetos e itens dos personagens. Até junho de 1986, ela era a única brasileira registrada no país com esse nome.
“Nosso sonho é realizar o desejo do nosso pai. Quando eu era criança, ele tinha vários gibis com histórias da Disney. Em todos os lugares que vou, o nome causa curiosidade nas pessoas e já pensou que legal seria a Disneylândia na Disneylândia?”, brincou.
A legislação brasileira permite que o nome do recém-nascido seja trocado até 15 dias depois do primeiro registro.
Além disso, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode entrar com um pedido de alteração do nome do registro de nascimento, sem a necessidade de apresentar um motivo. Ou então, de haver intervenção da Justiça ou de fazer o processo no mesmo cartório do registro original.