Você está visualizando atualmente Fazenda em MT é destaque na pecuária sustentável
A Fazenda em MT é conhecida no Brasil pela qualidade na seleção de touros e matrizes da raça nelore e possui 2.430 hectares

Fazenda em MT é destaque na pecuária sustentável

A Fazenda em MT é conhecida no Brasil pela qualidade na seleção de touros e matrizes da raça nelore e possui 2.430 hectares usados para agricultura

A fazenda Jacamim no município de Nova Mutum em MT, é conhecida no Brasil pela qualidade na seleção de touros e matrizes da raça nelore. A propriedade se destaca quando o assunto é manejo de pastagens e a integração de sistemas sustentáveis.

Ela possui 5,6 mil hectares ao todo. São 3,9 mil hectares abertos e outros 1.650 hectares que permanecem com vegetação nativa. A reserva, que equivale a 30% da área total da fazenda, possui 10% a mais do que exige a lei.

A propriedade possui um rebanho de quatro mil animais. Ou seja, lotação que permanece constante o ano inteiro, mesmo durante o período de estiagem, graças aos sistemas de manejo adotados. O gerente da fazenda, Antonio Candido Ceolin, comenta que 1,5 mil hectares foram formados na década de 1990 e que dez anos depois a área foi dividida em módulos.

Aproveitamento sustentável

Além de preservar as pastagens, o sistema contribui para melhorar o aproveitamento do local. De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Vilela, conseguiram maior rendimento nas pastagens e aumento nos quilos por hectare de animais com praticamente o mesmo custo inicial.

Fazenda realiza três safras por ano

Contudo, para a agricultura foram destinados 2.430 hectares, a primeira safra foi com soja. Em 2012 começou a plantação da segunda safra com milho, em 80% da área anteriormente ocupada pela soja, junto com o milho semeado capim.

Por isso, além do manejo com rotação de pastagens, há 17 anos ocorre a integração de sistemas. Na fazenda, após a colheita do milho, chega a vez dos animais ocuparem a área.

Mas outro destaque é a água de poço artesiano distribuída para bebedouros em toda a fazenda. Além disso, melhora a qualidade, evita que o gado procure áreas com nascentes e cursos naturais, facilitando a preservação das Área de Preservação Permanente (APPs).