No momento, você está visualizando Saiba o que fazer em caso de chuvas fortes e alagamentos em MT
Com o início do período chuvas fortes no estado, a Defesa Civil orienta a população a procurar abrigo seguro durante temporal e evitar se expor a riscos

Saiba o que fazer em caso de chuvas fortes e alagamentos em MT

Com o início do período chuvas fortes no estado, a Defesa Civil orienta a população a procurar abrigo seguro durante temporal e evitar se expor a riscos

Com o início do período chuvas fortes em Mato Grosso, a população que vive em áreas periféricas e de risco são as mais afetadas pelos alagamentos, segundo o superintendente da Defesa Civil, Luís Claudio Pereira da Cruz.

A previsão do tempo, segundo o ClimaTempo, é de chuva a qualquer hora, com 90% de chance de precipitação. Esse cenário deve se repetir durante o fim de semana.

Veja as principais orientações emitidas pela Defesa Civil sobre como lidar com este tipo de situação.

Área de risco

Mas segundo o superintendente, os moradores que vivem em áreas de risco devem ficar atentos sobre a vazão da água na rua e ficar em local seguro até a tempestade passar. “A orientação, nesses casos, é de procurar um abrigo temporário justamente para aquelas pessoas que estão em áreas de risco”, disse.

Essas áreas são aqueles locais que não tem um sistema de drenagem suficiente, ou seja, quando não há capacidade de vazão da água da chuva, o que ocasiona em alagamentos. Para isso, é importante fazer uma avaliação do imóvel, conforme o superintendente:

  • Verifique se não tem nenhuma estrutura com algum tipo de dano e se as telhas estão seguras.
  • Desligue a chave geral da casa, se possível, durante um forte temporal.
  • Levante os móveis no interior da casa, em caso de alagamento.

Fora de casa

De acordo com Luís, a orientação para quem estiver fora de casa é de evitar atravessar qualquer área de alagamento. “Se a água atingiu metade da roda do veículo, a orientação é tentar sair do automóvel imediatamente. Todavia se não for possível, saia do veículo e fique na parte superior dele até o resgate dos bombeiros”, afirmou.

Segundo o superintendente, essa recomendação vale porque não há como prever a intensidade da chuva e nem por quanto tempo ela irá durar. Por isso, o indicado é evitar sair e se expor ao risco.

Prevenção

Aliás, os moradores podem cadastrar o telefone e receber alertas da Defesa Civil pelo número 40199. Para fazer isso, basta encaminhar o CEP do seu endereço ou do local de trabalho para este telefone institucional.

“A partir daí, é feito um cadastro automático do seu aparelho de celular e sempre que houver uma possibilidade de chuvas intensas e risco de desastre ou próprias orientações da Defesa Civil, terá um alerta”, disse.