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De acordo com o Idec, diversos clientes alegaram ter sofrido alterações em suas datas de fechamento da fatura sem comunicação prévia dos bancos

Bancos alteram data de fechamento da fatura do cartão de crédito

De acordo com o Idec, diversos clientes alegaram ter sofrido alterações em suas datas de fechamento da fatura sem comunicação prévia dos bancos

O Idec informou que os bancos do país estão realizando mudanças na data de fechamento das fatura dos cartões de crédito. De acordo com o Idec, os clientes têm registrado reclamações sobre alterações sem comunicação prévia por parte das instituições.

Essas mudanças referem-se à redução do prazo entre o fechamento da fatura e a data de vencimento, que costumava ser, em média, de 10 dias. Em outras palavras, quando uma fatura é fechada, há um período de tempo até a data limite de pagamento, durante o qual todas as compras são incluídas na fatura seguinte.

De acordo com o Idec, se a modificação do prazo não estiver em conformidade com o contrato assinado durante a solicitação do cartão, essa ação pode ser caracterizada como uma violação contratual, envolvendo uma alteração unilateral. Dependendo do caso, a mudança pode ser classificada como propaganda enganosa.

No entanto, o Instituto ressalta que não há uma regulamentação específica para essa política e, embora seja prerrogativa do banco realizar alterações no prazo, a instituição deve informar a decisão ao cliente com antecedência.

Bancos se manifestam sobre o assunto

O Nubank e o Bradesco garantiram que não realizaram modificações nas datas de fechamento das faturas. Por sua vez, o Banco do Brasil comunicou que o encerramento das faturas dos seus cartões ocorre com uma antecedência de 10 dias em relação à data de vencimento.

O Santander não forneceu uma resposta até o momento. O Itaú informou que está alterando o período de fechamento da fatura de seus cartões e que tem comunicado os clientes com antecedência durante esse processo. O prazo será de 8 dias.

A reclamação principal diz respeito à redução do prazo entre o fechamento da fatura e a data de vencimento, que costumava ser de 10 dias. O Idec identificou diminuições de até 5 dias nesse prazo, considerando que algumas instituições estão realizando essas mudanças sem avisar os consumidores de forma adequada.

O Banco Inter disse que desde maio vem informando a alteração. A partir de agora, o fechamento da fatura acontecerá 7 dias úteis antes da data de vencimento escolhida pelo cliente.

O que fazer caso as datas de fechamento alteradas?

A orientação do Idec é que os clientes fiquem atentos às mudanças realizadas pelos bancos. Desse modo, encontrarão melhores datas para realizar suas compras com o uso do cartão de crédito.

Mas o objetivo é evitar surpresas na próxima fatura, com valores superiores ao esperado. Aliás, isso pode levar o consumidor a entrar no crédito rotativo, uma modalidade mais cara do mercado.