Floricultores tiveram espaço para mostrar seu trabalho na Feira de Flores em Tangará
Sábado, dia 07 de maio, véspera do dia das mães. Esta foi a data escolhida para a realização da primeira Feira de Flores – Natural do Campo, e sucesso foi a palavra que definiu o evento que aconteceu em Tangará da Serra. Além das vendas terem superado os R$ 30 mil, o ambiente da feira se tornou o ponto de encontro para quem ainda tinha que comprar o presente para a mãe.
Mais que isso. A feira foi a oportunidade para os produtores trocarem informação e conhecimento. Vale destacar que é na região de Tangará que se concentra o maior número de produtores de flores e folhagens de Mato Grosso.
Há mais ou menos oito meses, um grupo composto por 17 produtores começou a ser atendido pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). Tangará da Serra também foi o primeiro município a ter a ATeG para a cadeia produtiva da Floricultura.
De acordo com o coordenador da ATeG do Senar-MT, Armando Urenha, a floricultura é uma cadeia produtiva extremamente importante para Mato Grosso. “Entendemos que estes produtores precisam de assistência não só na parte de produção, como também na comercialização. Foi assim que surgiu a ideia de realizar a Feira de Flores – Natural do Campo”.
A expectativa contudo é que este evento aconteça em Tangará da Serra todo segundo sábado de cada mês. A primeira Feira de Flores – Natural do Campo, é uma parceria do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Prefeitura Municipal, Universidade de Mato Grosso (Unemat) e Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
Floricultores agradecem o Senar-MT
Aparecido Valdomiro Massorotto, conhecido como Seo Miro, faz questão de ressaltar então que a chegada da ATeG, do Senar-MT para os produtores de flores de Tangará da Serra é um marco.
“Estou há quatro anos neste mercado e, neste período, tivemos muito pouca assistência técnica. Apesar de sermos assistido há cerca de oito meses, já estamos vendo o resultado. A feira de flores se revelou um sucesso. Antes não tínhamos um caminho, agora temos a quem recorrer quando nos sentimos perdidos. Assim, somos gratos por ter esta assistência do Senar-MT”. comentou.
Fonte: ASCOM Senar