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CNA reuniu instituições públicas e privadas para discutir as concessões e a ampliação das ferrovias brasileiras - Foto: PPI.gov.br

Ferrovias podem reduzir custos de transporte do agro, diz CNA

A CNA destacou a importância das ferrovias para o setor agropecuário em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado

A CNA destacou a importância das ferrovias para o setor agropecuário em audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado, que reuniu instituições públicas e privadas para discutir as concessões e a ampliação das ferrovias brasileiras.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da confederação, Elisangela Pereira Lopes, explicou que o transporte ferroviário sendo mais sustentável, tem um custo menor em relação ao rodoviário, mas ainda pouco utilizado.

Elisangela afirmou que o Brasil está dividido em dois, onde a produção já se consolidou, nas regiões sul e sudeste, e onde a densidade de linhas férreas é maior, e as novas fronteiras agrícolas, onde a densidade das ferrovias é quase inexistente, com alguns exemplos das ferrovias Norte e Sul, Carajás, Fiol (em andamento) e Transnordestina.

Segundo ela, a safra brasileira tem crescido 12 milhões de toneladas por ano, desde 2009. Sendo assim, nas regiões de novas fronteiras como Matopiba, Mato Grosso, Rondônia, Pará a produção tem crescido 10 milhões de toneladas/ano.

Elisangela abordou ainda a questão dos custos para implantação de novas linhas férreas no país. Em torno de 20 milhões de reais por quilômetro, e citou números da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre as ferrovias existentes atualmente. Dessa maneira, totalizam 30 mil quilômetros com apenas 15 mil em funcionamento real.

70% da produção do Brasil hoje está nessas novas fronteiras

A técnica argumenta que há carga suficiente para construir ferrovias, aumentar a capacidade, disponibilidade e a oferta de ferrovias no Brasil.

“E isso fica muito claro quando a gente observa os últimos números da Infra S.A sobre a movimentação do agro nas ferrovias. Isso causa um pouco de espanto porque somente 18,5% de tudo que se movimentou nas nossas linhas férreas no ano passado, correspondeu a produtos agrícolas. Sendo 72% de minério e 9,4% de outros produtos como a siderurgia, por exemplo. Ao se analisar o histórico observa-se que houve um crescimento, porque em 2010 o agro representava 11% de tudo que foi movimentado. Percentualmente, parece uma evolução, mas será que é mesmo?”

A assessora técnica disse que quando se faz a análise por tonelagem, é possível ver melhor a situação da movimentação de carga do agro por ferrovia.

“A produção de soja e milho em 2023, foi pouco mais de 280 milhões de toneladas, sendo que desses, 200 milhões correspondem às novas fronteiras agrícolas. Ou seja, 70% da produção do Brasil hoje está nessas novas fronteiras.”

Movimentação nas ferrovias

Segundo Elisangela, em 2010 mais ou menos 20 milhões de toneladas passaram pelas ferrovias do país, correspondendo a 20% da produção de grãos. Em 2023, os mesmos 20% permanecem, porque, ela explica, a produção aumentou significativamente e a oferta ferroviária, embora tenha crescido, continua estagnada.

A especialista ressaltou que a CNA defende a construção da Ferrogrão porque irá reduzir os custos do setor com transporte de carga. A linha de 933 quilômetros ligará a região de Sinop (MT) e Miritituba (PA).

Elisangela encerrou pedindo aos parlamentares apoio do Senado em prol de maior celeridade na tramitação do processo sobre a Ferrogrão, que está em andamento no Supremo Tribunal Federal.