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Navios fazem fila para descarregar os fertilizantes nos portos

Navios com 640 toneladas de fertilizantes chegam nos portos do país

Trimestre fechou em alta no começo do ano com chegadas de fertilizantes nos portos

A espera para descarregar fertilizantes nos portos de Paranaguá e Antonina já chega a 60 dias, apontaram as autoridades responsáveis pelos portos. Infelizmente, o grande volume de navios acaba dificultando a rápida descarga da mercadoria.

O volume de cargas que passou pelos portos paranaenses nos primeiros três meses de 2022 foi 9,4% maior em comparação com mesmo período de 2021. De janeiro a março, foram assim movimentadas 14.079.177 toneladas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. No ano passado eram então 12.869.762 toneladas.

“As altas no trimestre mostram a força do agronegócio no Brasil. Os alimentos puxaram os números, com destaque para os granéis de exportação, como soja, farelos e milho, além da importação de fertilizantes, usado nas lavouras”, avalia Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná, empresa pública que administra os terminais marítimos do Estado.

O impacto da crise no Leste Europeu ainda não apareceu nos números do trimestre. Os fertilizantes, que têm como principal origem a Rússia, são de uma compra ainda em 2021.  “Além do tempo de chegada do navio até Paranaguá, que inclui a parada em diferentes portos, tem todo o período de comercialização. Da negociação da carga, até então o desembarque do produto, são pelo menos sete meses”, explica Garcia.

Ao todo, são 22 navios, com mais de 644 mil toneladas do produto que não conseguem entrar no mercado brasileiro, por exemplo. A alta na importação dos adubos chegou a 28%, na comparação entre janeiro a março de 2021 e o mesmo período de 2022. Foram portanto 2.391.195 toneladas neste ano, ante 3.068.596 do ano anterior.

Greve não influenciou filas

Apesar do movimento de greve de auditores da Receita Federal, a fila de espera em Paranaguá e Antonina não tem relação com o protesto. O movimento de compras antecipadas de fertilizantes elevou o ritmo de importações no porto, que vem então crescendo desde o início do ano.

Além disso, a guerra na Ucrânia também impactou o mercado mundial de fertilizantes tem relação com o cenário, segundo a Portos do Paraná. A  empresa administra os dois terminais.

 

Fonte: Compre Rural