A tradicional festa em homenagem a São Gonçalo acontece neste sábado e domingo (13 e 14), na comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá
Dona Domingas, fundadora do Grupo Flor Ribeirinha, é rainha da festa de São Gonçalo deste ano. A tradicional festa de São Gonçalo acontece em Cuiabá, se inicia neste sábado (13), na comunidade São Gonçalo Beira Rio, com gastronomia regional, artesanato e apresentações de siriri e rasqueado.
A Festa de São Gonçalo
Anualmente, o reinado da festa é escolhido pelos próprios moradores da comunidade. Contudo neste ano, quem escolhe é a rainha dos festejos e uma das pioneiras na comunidade: a dona Domingas Leonor da Silva.
A festa teve origem quando os moradores encontraram a imagem do santo no rio e, portanto, reúne centenas de visitantes e moradores na comunidade ribeirinha formada por artesãos e ceramistas.
Vale lembrar que a comunidade é considerada por muitos como o ‘berço de Cuiabá’ devido as tradições. Ou seja, a fé e religiosidade, guiadas pelo santo padroeiro São Gonçalo.
Neste sábado, a festa começa com procissão e missa, às 9h. Em seguida, o grupo de siriri Infantil Sementinha do Flor Ribeirinha irá se apresentar.
Todavia durante a noite, o grupo Flor Ribeirinha é quem vai comandar as apresentações. Aliás, na gastronomia, um sopão servido aos participantes. Veja abaixo a programação:
Sábado (13/01)
- 9h – procissão e a missa na paróquia do bairro;
- Apresentação do grupo de siriri Sementinha do Flor Ribeirinha;
- Chá com Bolo;
- 19h – levantamento de mastro, reza dançada com os cururueiros;
- 21h – apresentação dos grupos Flor Ribeirinha e São Gonçalo Beira Rio;
- 00h – tradicional sopão para todos;
- 1h – encerramento com banda de rasqueado.
Já no domingo, um torneio de futebol com a participação das seleções e de torcidas da comunidade irá encerrar as festividades, no Campo do Quati, às 8h.