Pesquisas mostram que eventos externos podem aumentar o engajamento de jovens da Geração Z no ambiente de trabalho
Apesar das críticas frequentes de empresários aos trabalhadores da Geração Z, novos estudos indicam que esses jovens profissionais são, na verdade, grandes defensores de uma cultura de escritório sólida e engajada.
Segundo um relatório da Indeed, os jovens entre 18 e 34 anos mostraram ser os maiores defensores de interações presenciais e atividades que promovem conexões no trabalho. Na pesquisa, 91% afirmaram que eventos externos aumentam o engajamento e 95% destacam o impacto positivo das festas de fim de ano.
Essa visão vai além das festividades. A KPMG também destacou que a Geração Z quer empresas que incentivem happy hours e confraternizações para facilitar amizades no ambiente de trabalho. Algo que, segundo um em cada quatro entrevistados, ainda é negligenciado por muitas organizações e gestões.
Mas o que talvez mais surpreenda é que, em uma era de trabalho remoto, esses jovens parecem preferir o escritório.
Dados do provedor de folha de pagamento Gusto, divulgados pela Inc., mostram que profissionais entre 20 e 24 anos têm menos probabilidade de optar pelo trabalho 100% remoto, comparados às gerações anteriores. Embora fatores como posição hierárquica possam influenciar, o estudo sugere que muitos jovens escolhem começar suas carreiras de forma presencial. Dessa maneira, consegue maior conexão e aprendizado direto.
Ainda, de acordo com a Indeed, 40% dos profissionais da Geração Z já ajudaram colegas mais velhos, entre 45 e 54 anos, com ferramentas colaborativas. Enquanto cerca de um terço auxiliou funcionários ainda mais novos em tarefas rotineiras, como impressão.
Geração Z está reformulando o conceito de ambiente de trabalho
Ademais, muitos jovens, atualmente, se sentem confortáveis discutindo assuntos que antes eram tabu, como política, saúde e até o uso de cannabis. Enquanto práticas como idas à academia durante o expediente (38%) e cochilos no horário de trabalho (21%) estão se tornando comuns.
Gabrielle Davis, especialista em tendências de carreira da Indeed, sugere que, para reter esses profissionais, líderes precisam repensar suas estratégias. “Ambientes abertos, flexíveis e acolhedores são essenciais para engajar a Geração Z”, afirma.
E as mudanças já estão acontecendo. Segundo o relatório, 42% dos jovens afirmam que incentivados por seus empregadores a criar seus próprios horários, um reflexo da nova dinâmica que a Geração Z, está trazendo para o mercado de trabalho.
“A Geração Z não está apenas entrando no mercado de trabalho, eles estão redesenhando-o”, conclui Davis.