Você está visualizando atualmente Festival Velha Joana chega à 18ª edição com abertura oficial
Festival Velha Joana segue até 17 de novembro com programação teatral intensa e gratuita no Teatro Municipal de Primavera do Leste - Foto: Reprodução/RedesSociais

Festival Velha Joana chega à 18ª edição com abertura oficial

Festival Velha Joana segue até 17 de novembro com programação teatral intensa e gratuita no Teatro Municipal de Primavera do Leste

O Festival Velha Joana, um dos mais importantes eventos das artes da cena da região Centro-Oeste, chega à sua 18ª edição no Teatro Municipal de Primavera do Leste. Aliás, os ingressos são gratuitos e distribuídos no local 30 minutos antes de cada espetáculo.

A programação do Festival Velha Joana segue até 17 de novembro. Dessa forma,  oferece dez dias de muito teatro, com espetáculos, performances e rodas de conversa em diversos espaços de Primavera do Leste. O festival recebeu mais de 730 inscrições de todo o Brasil, das quais 54 selecionadas para compor a grade de apresentações.

A primeira apresentação da 18ª edição da Mostra Oficial do Festival Velha Joana, do Grupo Teatro Faces ocorreu após cerimônia de abertura, às 19h30, com a peça “A Fábrica de Brincadeiras”.

Estreado em 2008, o espetáculo retornou conectando diferentes gerações através de memórias lúdicas compartilhadas em contos, cantigas e canções.

A peça é uma grande celebração do teatro primaverense, reunindo em cena três gerações de atores da cidade numa homenagem às infâncias. Dessa maneira, revisita as brincadeiras e causos da década de 90 da região de Primavera do Leste e Poxoréu.

A Velha Joana

Às 21h30, o Grupo Vagalumes de Teatro encerra o primeiro dia do festival com o espetáculo “Vielas”, parte da Mostra em Pauta. Esta apresentação propõe um debate entre o público e o elenco, mediado pelos debatedores do festival.

Em “Vielas”, os artistas exploram a perda da infância e os desafios enfrentados por crianças e adolescentes em um ambiente de violência e sobrevivência, através da história de Helena.

A protagonista se junta a um grupo de jovens imersos em uma rotina de trabalho, provocando reflexões sobre o significado de crescer, brincar e sonhar em meio às dificuldades.

Relatos indicam que Velha Joana teria sido a primeira moradora da cidade, vivendo sozinha em um pequeno casebre próximo a um córrego. Assim, passou a ser conhecido pelo nome desta pioneira de Primavera do Leste. No espetáculo que integra a Mostra em Pauta do Festival Velha Joana, o Grupo Primitivos traz para o palco as lendas e histórias em torno dessa importante personagem do cerrado mato-grossense.

Mostra Panorama

Além da Mostra Oficial e da Mostra em Pauta, a Mostra Panorama complementa a programação do Festival Velha Joana. Está destinada a performers, atores, dançarinos, grupos, companhias e estudantes de teatro de Primavera do Leste.

A programação completa do Festival Velha Joana está disponível no Instagram: @velhajoanafestival, ou então, pelo link https://festivalvelhajoana.com/programacao2024/.

O Festival Velha Joana é uma realização da Associação Cultural Teatro Faces, Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, através da Secult — Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Bem como o Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL — Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer. O festival conta com o apoio do Ponto Faces de Cultura e da Cooperativa Sicoob e produzido pelos Grupos: Teatro Faces, Faces Jovem e Primitivos.