O Festuris é a maior feira de turismo da América Latina com foco em negócios
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec-MT), através da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), participa da 33ª edição do Festuris – Festival de Turismo de Gramado. O evento acontece entre os dias 4 e 7 de novembro na cidade gaúcha.
O Festuris é a maior feira de turismo da América Latina com foco em negócios. Tem como objetivo promover um ambiente de troca de informações e contribuir para o desenvolvimento do setor turístico. Além disso, atua conectando interesses de operadores do ramo e destinos de viagem.
Nesta edição, o festival contará com representantes de países da América do Sul, Europa, Ásia, América do Norte e África. Além de participantes dos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Peru, Chile e Argentina.
De acordo com o secretário Adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a presença da Sedec-MT na Festuris busca destacar Mato Grosso como destino turístico atrativo para o restante do Brasil e outros países participantes. “Nós queremos divulgar os destinos belíssimos do nosso Estado, colocando Mato Grosso em evidência e o Festuris é uma grande oportunidade para isso”, cita.
Este é o primeiro ano que Mato Grosso participa do evento de forma independente
Conforme a secretária de Desenvolvimento Econômico em exercício, Eulália Oliveira, a participação de Mato Grosso no festival faz parte do projeto de retomada econômica do turismo. Ou seja, a necessidade de impulsionar o turismo após os prejuízos causados pela pandemia de Covid-19 se torna fundamental. “A presença do Estado em eventos como o Festuris é de extrema importância para retomar o desenvolvimento do setor. É uma oportunidade de estabelecer novos contatos com empresas, visitantes e investidores, explorando toda a nossa potencialidade turística”, explica.
Aliás, em 2020, a feira aconteceu em formato híbrido com 5 mil inscritos, 6 mil reuniões online realizadas e 1,5 mil marcas em exposição.
Este é o primeiro ano que Mato Grosso participa do evento de forma independente, isto é, nos anos anteriores a Secretaria participava como parte do Ministério do Turismo.
Fonte: Governo de MT – Foto: Flickr