O dispositivo do novo fio dental monitora os níveis de cortisol, um hormônio produzido em resposta ao estresse, presentes na saliva
O dispositivo fio dental monitora os níveis de cortisol, um hormônio produzido em resposta a quanto um indivíduo se encontra estressado.
Monitoramento de hormônio ligado ao estresse
- A invenção consiste em um fio microfluídico inserido no já tradicional equipamento de limpeza bucal.
- Conforme os pesquisadores, é capaz de canalizar a saliva para um pequeno sensor eletroquímico embutido.
- Dessa forma, permite monitorar os níveis de cortisol, um hormônio produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse.
- O novo fio dental foi descrito em um estudo publicado na revista ACS Applied Materials and Interfaces.
Análise demora apenas 10 minutos
Os cientistas explicam que quando o fio canaliza a saliva para o sensor, as moléculas de cortisol geram um sinal enviado para um dispositivo móvel, como um telefone. Assim, quanto mais moléculas se reunirem, mais forte será o sinal, o que significa um nível mais alto de cortisol (e de estresse).
O tempo necessário para esta análise é de apenas 10 minutos e tão eficaz quanto o teste de saliva ELISA, um dos mais utilizados atualmente. Os pesquisadores, no entanto, acreditam que, no futuro, o fio dental poderia medir outros biomarcadores na saliva.
Apesar dos resultados promissores, não há informações de quando esta tecnologia chegará ao público geral. Independentemente de quando isso aconteça, será mais uma ferramenta importante para medirmos a nossa saúde.