Mais de 20 municípios mato-grossenses apresentarão seus atrativos turísticos durante a FIT Pantanal 2024; Evento do Agronegócio ocorrerá de 30 de maio a 2 de junho, em Cuiabá
Na liderança da produção agrícola do país, segundo o IBGE, Mato Grosso concentra parte do turismo em torno do agronegócio. A união das duas ferramentas, turismo e produção agrícola, fomenta a economia do estado e são pauta da FIT Pantanal de 2024. Aliás, o evento ocorre ente 30 de maio e 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá e promove encontro de gestores públicos durante a palestra “Destinos turísticos inteligentes”, na sexta-feira (31), a partir das 14h.
Com o tema Turismo, Eventos, Agro e Negócios, o evento espera atrair 75 mil pessoas e terá diversas atrações. Dessa maneira, conta com a exposição de cerca de 20 municípios do estado, com estandes que expõem os diferenciais de cada cidade.
Sorriso, por exemplo, tem o agronegócio como o principal atrativo turístico. Pois atrai produtores rurais de outros estados, regiões e até mesmo de outros países para eventos em diversas área. Pela quarta vez consecutiva, a cidade liderou o valor de produção agrícola entre os municípios brasileiros, respondendo por 1,4% do total nacional, segundo o IBGE.
Na sequência, estão Campo Novo do Parecis e Sapezal, que ocupam respectivamente o segundo e o terceiro lugar na produção nacional. O presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso, o empresário José Wenceslau de Souza Júnior, diz que a FIT Pantanal 2024 é a oportunidade de promover encontros com interesses profissionais, institucionais e de investimentos estratégicos que fomentem a vinda de pessoas de outros estados até Mato Grosso.
Estandes e o agronegócio
A Secretaria Municipal de Turismo de Juscimeira espera que o maior número de pessoas seja alcançado, para que as cidades possam divulgar os pontos turísticos que fomentam a economia e o comércio local. Assim, informa que os destinos apresentados na feira serão: Arraiá Folia – Com Pescuma e convidados; os festivais da Jabuticaba, da Pesca e da Pamonha; as paisagens naturais (cachoeira da Prata, Águas Termais, Gruta Nossa Senhora de Lourdes, Recanto Terra da Mãe) e outros.
Campo Novo do Parecis ainda irá apresentar o “Destino Parecis Eco-Turismo”, que envolve visitação em cachoeiras, aldeias, passeios com botes, rafting, canoagem e cicloturismo. O município de Porto dos Gaúchos exaltará a gastronomia local à beira do rio, enquanto São Félix do Araguaia irá expor material audiovisual para apresentar os principais pontos turísticos, bebidas típicas como a pinga de murici, artesanatos indígenas e outros atrativos.
Canarana apresentará as belezas naturais para divulgar os grandes eventos locais, como a Feican e o Dia de Campo, Exposição e Negócios. Também estarão presentes os estandes das cidades de Sapezal, Cocalinho, Tangará da Serra, Jaciara, Alta Floresta e Várzea Grande. Assim como Mirassol D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Barão de Melgaço, Sinop, Poconé, Nobres, Cuiabá, Chapada dos Guimarães e outros.
Paisagens turísticas
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) possui repertório na administração de pontos turísticos, como o Sesc Arsenal, em Cuiabá. “Para o Sesc Salgadeira, trabalhamos na preservação e valorização da natureza local, por meio da educação ambiental para a população”, destaca o presidente Wenceslau Junior. A unidade, que passou a ser administrada pela instituição em janeiro, segue com atuação em conjunto com o Governo do Estado de Mato Grosso para fins de reformas e ajustes necessários.
A FIT Pantanal é uma realização do Sistema Fecomércio Mato Grosso e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT). Mais informações no site www.fit2024.com.br.
Serviço
Encontro de Gestores Públicos de Turismo
14h00 – Auditório dos Pássaros
Palestra: Destinos turísticos inteligentes
Palestrante: Patricia Albanez (Sebrae Paraná)
15h00 – Auditório dos Pássaros
Painel: Gestão Descentralizada do Turismo
Palestrantes: Mario Ribas, Sara Fernanda, Andrea Montanhas
Mediadora: Marisbeth Gonçalves