Fit Pantanal 2024: O setor de turismo em Mato Grosso contribuiu com R$ 91,7 milhões em arrecadação do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
O Fit Pantanal 2024 vai impulsionar o turismo em Mato Grosso, assim mostra os números mostram expansão que de 25,1% sobre o ICMS, de 39% para o ISSQN sobre 2022. Isso de acordo com os dados do Observatório do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
Para aproveitar esse boom econômico, a Fecomércio-MT e o Governo do Estado, por meio da Sedec, realizaram evento no Sesc Arsenal. O evento trouxe o lançamento de mais uma edição do maior evento de turismo do Centro-Oeste. A FIT Pantanal 2024 acontece do dia 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A previsão é atrair durante os quatro dias, cerca de 75 mil pessoas.
Com o tema “Turismo, Eventos, Agro e Negócios”, a feira conta com extensa programação envolvendo o apoio de instituições como a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Prefeitura de Cuiabá, além da parceria com as entidades Sebrae-MT, Seaf-MT, Empaer-MT e trade turístico.
Atrações culturais, serviços de saúde e gastronomia e oferta de cursos profissionalizantes na área turística
Pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IPF-MT, serão oferecidos ao público, que no ano passado somou mais de 50 mil pessoas durante o evento.
Terão atrações culturais, serviços de saúde e gastronomia e oferta de cursos profissionalizantes na área turística, além de um estande tecnológico e inovador.
Para o presidente do Sistema Comércio no estado, José Wenceslau de Souza Júnior, a possibilidade de realizar o evento fomenta toda uma cadeia produtiva, beneficiando centenas de atividades econômicas diretamente ou indiretamente ligadas ao turismo.
Entre a programação, está a Rodada de Negócios do Sebrae Mato Grosso, que somente no ano passado, gerou uma expectativa de volume de negociações nacionais na ordem de R$ 10,2 milhões e de US$ 262 mil com operadores internacionais. A ação tem o objetivo de apresentar novos produtos turísticos do estado e firmar parcerias entre empresários do trade turístico local, com operadores nacionais e internacionais.
Novamente haverá a participação da agricultura familiar, que levou mais de 50 expositores no ano passado. Entre associações e cooperativas de agricultores, gerou um faturamento de R$ 350 mil com a comercialização de mais de 2,3 mil produtos.
Espera-se, nesta edição, uma maior participação de associações e cooperativas de agricultores. Assim, englobam representantes das comunidades tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas e povos da floresta.
Com a Aldeia do Conhecimento, uma extensa programação será ofertada aos visitantes e interessados. Isto é, por meio de capacitações, mesas redondas, palestras, workshops, painéis e oficinas promovidas por diversas entidades. A diretora superintendente do Sebrae-MT, Lélia Bruhn, destacou a parceria da entidade em todas as edições da feira.
A programação da Aldeia do Conhecimento inclui palestras
- Redes Sociais como estratégia de mercado para pessoas artesãs; Agrotour tech: descubra as novas fronteiras do turismo agro tecnológico;
- Turismo rural – caminhadas na natureza como Estratégia para o Turismo rural consciente e Turismo Rural Regenerativo; Produção de eventos:
- Como evitar problemas; Atuação em evento: vocação ou talento, entre outros.
Conforme o secretário adjunto de Turismo do Estado, Felipe Wellaton, a parceria do governo investiu R$ 3,9 milhões na realização do evento deste ano. Dessa forma, busca incentivar a atuação das empresas ligadas ao turística em todo estado.