Prêmio Golden Peak foi mais uma conquista do grupo Flor Ribeirinha em sua turnê internacional
Em turnê pela Europa, o grupo Flor Ribeirinha, de Mato Grosso, conquistou o troféu “Golden Peak” (Pico de Ouro), em festival na Bulgária. O grupo mato-grossense está em turnê internacional pela Europa, desde o mês de junho.
O Flor Ribeirinha já realizou apresentações em três países durante a turnê: Croácia, Eslovênia e Bulgária. Na Bulgária, foram sete apresentações em diferentes cidades e pelo qual participou de duas competições no maior festival de danças folclóricas da capital Sofia.
Em Sofia, o grupo venceu a 26° edição do Festival anual “Vitosha Internacional Folklore Festival (Vitosha IFF) que iniciou em 11 de julho, com o temática “Juntos no Amor pela Dança”. O festival começou com desfile no parque Borissova Grandina dos grupos folclóricos búlgaros e estrangeiros, seguindo de uma cerimônia oficial de abertura.
O Flor Ribeirinha competiu com outro 17 , e concorreu nas categorias solo/dueto com os bailarinos, Ludmila Arruda e Willian Vicente e também na categoria em grupo pelo qual consagrou-se campeão. O Flor Ribeirinha chegou ao final com apresentação do ritmo alegre e contagiante do Siriri, uma das mais antigas tradições da baixada cuiabana.
Contudo, a expressão que consagrou o grupo campeão, foi a dança do Boi Bumbá, tradição do norte do Brasil, advinda do Festival de Parintins da Amazônia. Em 2017, esse espetáculo do grupo conquistou o prêmio mundial no Festival Internacional de Arte e Cultura, na Turquia.
Ao todo, são então mais de 40 apresentações artísticas em diferentes eventos. Assim como no Festival de Folclore, em Maribor, na Eslovênia; Festival Karlovac, na Croácia; Festival em Mezdra, em Plovdiv e em Sofia, na Bulgária.
O grupo ficou cerca de dois anos sem poder sair em turnê e se apresentar. Isso devido a paralisação de eventos musicais no mundo todo, causado pela pandemia de covid-19.