No momento, você está visualizando Foi convidado para uma ceia de Natal? Saiba o que levar
Ideal é saber quem está organizando a ceia de Natal e o que está faltando. Para consultora de imagem, levar sobremesas pode ser arriscado - Foto: Pexels

Foi convidado para uma ceia de Natal? Saiba o que levar

Ideal é saber quem está organizando a ceia e o que está faltando

No Natal, a ceia é símbolo de união e interação entre familiares e amigos, mas a posição de convidado nesta ocasião pode causar situações constrangedoras. Para evitar “saias justas”, a consultora de imagem Sabina Donadelli dá dicas de comportamento e do que levar a uma ceia de Natal.

Seja na casa de amigos, dos pais ou até dos sogros, o ideal sempre é saber quem está organizando a festa e o que está faltando. “Se você perguntar o que deve levar e as pessoas insistirem para você não levar nada, você pode escolher algo que quiser, mas deve avisar o que vai levar para não pegar o anfitrião de surpresa”, afirma Sabina.

Para a consultora, no entanto, o grau de intimidade que se tem com o dono da casa deve ser levado em conta antes de perguntar o que levar. “Se você é completamente estranho ao grupo, como pode acontecer em uma festa do escritório do seu marido ou na casa do chefe dele, por exemplo, você pode levar flores para a dona da casa e pronto. O social está feito”.

E na hora de escolher entre pratos para a ceia e sobremesas, o que vale é o bom senso. “O mais chato é oferecer uma surpresa ao dono da casa. Por exemplo, a pessoa prepara um jantar japonês e você leva doces árabes de sobremesa. Ele vai ter que servir porque você trouxe, mas vai quebrar totalmente o clima da festa que ele tinha pensado. Então o melhor é sempre conversar antes para evitar qualquer tipo de constrangimento”, diz a especialista.

Presentes

Outra dúvida comum a quem vai passar a ceia de Natal com outra família é se deve ou não levar presentes. De acordo com Sabina, essa é uma decisão que pode ficar a critério de cada família, levando em conta seus costumes e a intimidade que se tem com os donos da festa.

Se a família tiver crianças, vale um cuidado maior na hora de presentear. “Se você não é tão chegado à família que vai visitar, melhor tomar cuidado, porque não sabemos que tipo de educação aquela mãe dá. Suponhamos que você leve doce e a criança não come, ou um livrinho e a mãe acha que ela é muito nova. Na dúvida, o melhor mesmo é ficar na sua e não tentar bancar o simpático”.