Fenômeno de categoria 5 se tornou a tempestade mais forte do planeta em 2025 com ventos de até 280 km/h
O Furacão Melissa permanece na categoria 5, com ventos de 280 km/h às 2h (horário dos Estados Unidos), conforme o Centro Nacional de Furacões americano, nesta terça-feira (28).
A pressão central mínima da tempestade diminuiu ligeiramente, indicando uma intensificação nas próximas horas, pois quanto menor for a pressão, mais forte é a tempestade.
Além da Jamaica, a previsão é que tormenta ainda vá atingir Cuba como um grande furacão ainda no fim da noite desta terça-feira ou no início da manhã de quarta-feira (29). A partir do território cubano, portanto, ele deve impactar partes das Bahamas e áreas vizinhas.
O núcleo de Melissa deve se mover perto ou sobre a Jamaica nesta terça-feira (28), atravessar o sudeste de Cuba na manhã de quarta-feira. Além de atravessar o sudeste ou o centro das Bahamas no mesmo, de acordo com o centro de furacões.
Um alerta de furacão permanece em vigor para o sudeste e centro das Bahamas, enquanto um alerta de tempestade tropical segue ativo nas Ilhas Turcas e Caicos.
Esses avisos indicam que fortes rajadas de vento devem começar dentro de 36 horas.
As condições de furacão devem começar na Jamaica no início da manhã desta terça-feira. Isso significa ventos sustentados de 119 km/h a 280 km/h à medida que o núcleo se aproxima. Assim, as rajadas podem ultrapassar 320 km/h, principalmente nas montanhas.
Mais de 52 mil pessoas na Jamaica sofreram cortes de energia
Como o furacão está se movendo lentamente, seus ventos destrutivos, chuva torrencial e maré de tempestade durarão muito mais do que apenas o momento em que atinge a costa.
Mais de 52 mil pessoas na Jamaica sofreram cortes de energia devido à aproximação do fenômeno, disseram autoridades.
Equipes restabeleceram o fornecimento de energia para mais de 30 mil clientes, mas as fortes chuvas e o terreno acidentado estão atrasando os esforços para restabelecer as interrupções restantes, segundo o JPS (Serviço Público da Jamaica).
“Continuaremos a restabelecer o fornecimento de energia nas comunidades afetadas enquanto for seguro para nossas equipes trabalharem”, disse o JPS.
Fonte: cnn


