O recebimento dos recursos ocorrerá pela mesma conta onde depositam o benefício previdenciário
Segundo Gilberto Waller Júnior, nenhum pagamento será feito via Pix, bem como não será possível sacar os valores em agências bancárias. O recebimento dos recursos ocorrerá pela mesma conta onde depositam o benefício previdenciário.
Pagamento acontecerá em folha suplementar
Gilberto Waller Júnior assumiu o cargo após a descoberta das fraudes no INSS. Ele explicou que todos os aposentados e pensionistas lesados no esquema criminoso receberão os valores indevidamente descontados junto com o benefício normal.
Este pagamento acontecerá em folha suplementar, que funciona como uma forma de pagamento adicional. Costuma-se utilizar esse método para cobrir valores não incluídos na folha de pagamento principal.
Ainda de acordo com Gilberto Waller Júnior, o presidente Lula pediu agilidade na devolução dos valores. O plano de ressarcimento está em fase final e o enviarão ao Palácio do Planalto até a próxima semana. Só depois disso que deverá anunciar uma data para o pagamento do ressarcimento.
Fraude no INSS desviou mais de R$ 6 bilhões
- Uma investigação da Polícia Federal identificou descontos associativos em aposentadorias e pensões nnão autorizados.
- O esquema pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.
- Até o momento, afastados cinco servidores do INSS, entre eles Alessandro Stefanutto, que presidia o INSS, bem como um policial federal.
- Na última sexta-feira (2), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo.
- Após a devolução do dinheiro, o governo buscará recuperar os recursos por meio de ações judiciais contra as entidades responsáveis pela fraude.