Você está visualizando atualmente Fundação MT inicia dias de campo com novo formato e foco no cultivo e manejo da soja
A Fundação MT estará no dia 17 em Nova Mutum, e em Itiquira, no Sul do Estado, nos dias 24 e 25

Fundação MT inicia dias de campo com novo formato e foco no cultivo e manejo da soja

A safra de soja em andamento será o centro das atenções com o Fundação MT em Campo Safra 2024

O primeiro dia de campo aconteceu em Sorriso, em seguida Nova Mutum no dia 17, e Itiquira, no Sul do Estado, nos dias 24 e 25 realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

Conduzidos por pesquisadores da instituição e especialistas convidados, os eventos serão realizados no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) das respectivas regiões, das 7h às 17h. Neste ano, recebem um novo formato, sendo dividido em duas partes, ambas com foco nas principais soluções para o cultivo e manejo da cultura da soja.

A primeira parte da programação, contudo, será nas estações técnicas das áreas de conhecimento da Fundação MT.. Dessa forma, abrangerá doenças, pragas, nematoides, plantas daninhas e adubação. Na segunda parte do dia, o público irá acompanhar o inédito Circuito do Conhecimento de Cultivares, com a Vitrine de Cultivares de Soja. Além de temas sobre vigor de sementes, densidade de semeadura e manejo de fungicidas em podridões e manchas foliares. Os eventos ainda contemplam conteúdo de patrocinadores, que vão levar informações e tecnologias para o produtor rural.

Potencial produtivo da soja

Em Sorriso, no dia 13, os participantes tiveram a palestra magna do professor Alencar Zanon, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o tema “Potencial produtivo da soja na safra 23/24”, e ainda uma estação extra sobre “Ferramentas biológicas no manejo de pragas e doenças”. Os pesquisadores da instituição, João Ascari e Mariana Ortega conduziram a palestra.

Destaque

Durante o Circuito do Conhecimento de Cultivares de todos os eventos, a pesquisadora de Fitotecnia da Fundação MT, Daniela Dalla Costa, irá conduzir as palestras “Vigor de sementes” e “Cultivares x densidade de semeadura”. Os temas ganham destaque na safra 2023/24 após um estabelecimento de lavouras com clima bastante adverso, marcado pelo estresse hídrico e temperaturas elevadas.

A especialista reitera que esses dois tópicos são cruciais para os agricultores, já que desempenham papel significativo na produtividade das culturas . Portanto, farão parte do posicionamento técnico da Fundação MT durante os dias de campo.