O novo combustível, que funciona como gasolina mas sem petróleo, é chamado de eFuel
Uma empresa do Chile desenvolveu uma forma de produzir um novo tipo de gasolina sem precisar derivar o combustível do petróleo e que promete ser mais sustentável. Em prática, este combustível se utiliza nos motores dos carros, aviões e navios, sem a necessidade de mudar a estrutura dos veículos.
A nova gasolina recebeu o nome de eFuel e é uma criação da Highly Innovative Fuels (HIF). Todo o processo de produção do novo produto é feito sem o uso do petróleo e utiliza apenas matérias primas como água e ar.
Para produzir o combustível, utiliza-se eletrolisadores, responsáveis pela divisão da água em oxigênio e hidrogênio, através do uso de energia eólica. A partir daí, o dióxido de carbono que se captura pela atmosfera é filtrado e combinado com o hidrogênio da água; para que haja produção do metanol sintético e convertido no eFuel.
Por mais que as grandes fabricantes de veículos estejam empenhadas na criação de carros elétricos, empresas como Volkswagen; Bosch e Audi também estão focando na criação de combustíveis sintéticos e de zero carbono que não são derivados de petróleo. Recentemente, a Porsche e outras empresas investiram US$ 260 milhões na produtora do Chile.
A expectativa é que o local produza, ainda este ano, 130 mil litros do eFuel. O objetivo da empresa é que se adquira mais de 25 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera. Assim como a produção de 150 mil barris por dia do novo combustível.
Postos de gasolina poderão se manter iguais
De acordo com a startup, os postos de gasolina comum, ou seja, derivada do petróleo, não precisariam ser modificados; pois os consumidores poderiam apenas acessar as bombas existentes e encher seus tanques. Além disso, o eFuel tem transporte fácil pelo mundo todo, bem como os outros combustíveis comuns são hoje em dia.
De acordo com o CEO e presidente da HIF Global, César Norton, a resposta da empresa ao cenário atual das mudanças climáticas é a descarbonização; que traz uma solução a nível global, tornando a expansão em mercados internacionais uma parte essencial da estratégia da empresa.