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Celebrado no próximo dia 13 de agosto, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 381 milhões nas lojas do centro e de bairro

Mato-grossenses propensos a gastar no Dia dos Pais cresce

Entrevistados afirmaram que pretendem realizar compras no Dia dos Pais 2023

Celebrado no próximo dia 13 de agosto, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 381 milhões nas lojas do centro e de bairro, sites de compras, shoppings e supermercados do estado, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT).

Assim o valor refere-se aos 47% dos entrevistados que afirmaram que pretendem realizar compras na data. Representando, portanto, 4 pontos percentuais maior que o verificado no mesmo período do ano passado (43%).

Todavia a média de pretensão de gastos neste ano também ficou maior, atingindo um valor de R$ 222,84 contra os R$ 200,60, observados em 2022. Ou seja, um aumento nominal de 11,09% e que chega a 20,71%.

De acordo com o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca a importância no aumento do valor gasto. Aliás, as pessoas que pretendem presentar na data, em sua maioria são mulheres (54%).

O levantamento realizado pelo IPF-MT ouviu 250 pessoas em 32 municípios de Mato Grosso, entre os dias 6 e 27 de julho. Dessa forma, possui margem de erro estimada em 3% para mais ou para menos.

Do total de entrevistados que pretendem presentear os pais, a maior parte (60%) irá comprar roupas e acessórios, como cintos e carteiras. Outros 14% disseram que planejam dar cosméticos e perfumes, 9% sapatos e 1% eletrônicos, como celulares, tablets e outros. Os que ainda não sabem com o que presentear somam 15%.

Quanto aos locais escolhidos pelos entrevistados para realizar as compras, os centros das cidades possuem a maior preferência, com 64%. Em seguida, outros 15% dos shoppings centers, 12% de sites e aplicativos, 5% de vendedores independentes, 4% em lojas do bairro onde moram e 1% em supermercados.

Entre os que não irão as compras, a expressiva maioria justificou não comemorar a data, com 71%, 16% apontam questões de distância geográfica, ou seja, não moram no mesmo local que a pessoa que desejam presentear. Além destes, 11% dos entrevistaram não compraram por falta de condições financeiras e os 2% restantes não possuem disponibilidade de tempo.