No momento, você está visualizando Gato brasileiro tenta entrar para o Guinness Book
Xartrux é um gato da raça maine coon. Tamanho do animal, atestado pelos tutores do Gato brasileiro, supera o do maior gato vivo atualmente

Gato brasileiro tenta entrar para o Guinness Book

Gato brasileiro de 10 kg, Xartrux, de seis anos, é um gato da raça maine coon. Tamanho do animal, atestado pelos tutores de Jaú, no interior de SP, supera o do maior gato vivo atualmente, um italiano da mesma raça, que mede 1,19 m

O casal de Jaú, no interior de SP, protocolou em janeiro a documentação e as fotos exigidas pelo Guinness Book, o livro dos recordes. E o gato brasileiro é oficialmente hoje um dos candidatos ao posto de maior gato do mundo.

Com o retorno da solicitação, que deve ocorrer entre o fim de abril e o início de maio, o Guinness Book realizará uma medição oficial. Com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para assinar a declaração do tamanho do animal.

O recordista anterior era Swetie

Xartrux, de 6 anos, é um gato da raça maine coon, famosa pelo gigantismo de seus espécimes e considerada a maior raça de gatos do mundo. Os machos têm em média 1,10 metro, e as fêmeas apenas 10 centímetros a menos.

O tamanho do gato atestado pelos tutores supera o do maior gato vivo atualmente: um italiano da mesma raça, que mede 1,19 metro. O recordista anterior era Swetie, que chegou a 1,23 metro, mas morreu em 2016.

Apesar de gigante e peludo, como manda o “manual” da raça, a tutora Márcia afirma que Xartrux já foi o “anão” da turma. Mas logo se desenvolveu e chamou atenção pelo crescimento desproporcional.

Ele nasceu em casa e era o menor gatinho da ninhada, não tinha nem 80 gramas. Ele era muito pequeninho, achávamos que ele não ia se desenvolver, mas, aos poucos, ele foi passando os irmãos dele. Eu não imaginava que ele fosse ficar desse tamanho. Mas, com quatro meses, ele já era um gato acima do normal e foi se destacando em competições”, relata Márcia.