O Xingyuan, o primeiro carro elétrico compacto da Geely, promete desafiar o atual domínio do Seagull na China
Nesta semana, a Geely Automobile apresentou seu primeiro veículo elétrico compacto, visando competir diretamente com o BYD Seagull (no Brasil, chamado de Dolphin Mini), que domina o segmento na China atualmente. As informações são da Bloomberg.
O novo modelo, chamado Xingyuan (que se traduz como “Desejo a uma Estrela”) tem como público compradores jovens que estão adquirindo seu primeiro carro e oferece um design espaçoso para seu tamanho.
A empresa ainda não divulgou o preço ou detalhes adicionais. Esses dados serão comparados com os do BYD Seagull, que tem uma versão básica vendida por 69.800 yuans (cerca de R$ 55.400).
Embora o Xingyuan seja um pouco maior que o Seagull e venha com um painel de controle com tela sensível ao toque e carregamento sem fio. Desse modo, entra em um mercado saturado de veículos elétricos de entrada.
BYD x Geely: embate vai se intensificar
- Desde seu lançamento, o Seagull, da BYD, tem ganhado popularidade rapidamente e compete com o Tesla Model Y pelo topo das vendas na China;
- Outros concorrentes no segmento de veículos elétricos compactos incluem o Ora da Great Wall Motor e o Bingo da joint venture entre General Motors, SAIC Motor e Wuling Motors.
Nova tecnologia de bateria: Short Blade Battery
Tu Le, diretor administrativo da consultoria Sino Auto Insights, observa que o Xingyuan oferece especificações atraentes e um bom custo-benefício. Por isso, A BYD já se preparou para a intensificação da competição.
“Eles estão prontos para enfrentar qualquer novo concorrente”, afirmou Le, ressaltando que a verdadeira vantagem dessa rivalidade será para o consumidor chinês.
Recentemente, a Geely também lançou uma nova tecnologia de bateria chamada Short Blade Battery, em uma referência à inovadora Blade Battery da BYD.