Investimentos e educação financeira aumentaram entre adultos da Geração Z
O planejamento financeiro a longo prazo tem sido um dos focos da Geração Z. Adultos que cresceram na era da internet, aplicativos e redes sociais priorizam a educação financeira e, planejam usar uma poupança depois que a pandemia acabar.
Essas são as conclusões dadas pelo resultado de uma pesquisa do Bank of America. Nela, apontou que 70% do grupo de adultos que pertence a Geração Z aumentou a sua poupança no ano passado. Já, 26% se preocupam em guardar dinheiro em uma conta para a aposentadoria e outros 26% realizam investimentos no mercado financeiro.
“Esta geração é automotivada, adotando comportamentos financeiros que os preparam para um futuro positivo”, disse Christine Channels, chefe do banco comunitário e proteção ao cliente do Bank of America, em entrevista. O grupo também está mais propenso a falar sobre finanças e “se abrir sobre o que eles fazem ou não sabem”.
Escolas deram pouco suporte sobre finanças para a Geração Z
Homens e mulheres da Geração Z buscaram educação financeira apesar da falta de acesso em suas escolas e comunidades, assim mostram os resultados da pesquisa.
Um terço da população pesquisada avalia seu conhecimento financeiro como baixo, e 40% desse grupo afirma não saber por onde começar a aprender sobre finanças e que nunca foi oferecido um curso na escola. A maioria, sobretudo, afirma ter aprendido sobre finanças em casa ou com a família.
A geração nascida entre 1997 a 2012 foi moldada por grandes eventos. Ou seja, a pandemia do novo coronavírus, bem como avanços tecnológicos, incluindo o surgimento de aplicativos de redes sociais como Instagram e Snapchat.
Eles têm conhecimento sobre os conceitos financeiros básicos. Por exemplo, poupança e orçamento, mas menos sobre preparação financeira, como investir, economizar para a aposentadoria e comprar uma casa, segundo o estudo.