Expedição da Globo irá percorrer os principais caminhos do agronegócio para mostrar os motivos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e demográfico do Centro-Oeste
A partir desta quarta-feira (28), a Globo vai percorrer os principais cidades de MT, para mostrar os motivos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e demográfico do agro na região do Centro-Oeste.
O repórter Pedro Figueiredo e o repórter cinematográfico Raphael Nascimento, farão uma série de reportagens e entradas ao vivo durante os jornais do canal. Assim, a expedição da GloboNews pelo Centro-Oeste vai durar 20 dias e abordar três principais eixos.
“O primeiro é a força do agro. Queremos valorizar a sabedoria do homem e da mulher do campo, dos produtores que tanto contribuem para a nossa economia. Em seguida, queremos falar sobre essa natureza exuberante. A vegetação do Cerrado, contudo, sofre riscos com o aumento nos casos de desmatamento. As águas também têm sofrido com contaminação, justamente nessa região que é conhecida como o berço das águas. Estar atento a isso é fundamental. E, por fim, temos um terceiro eixo, que é o crescimento das cidades do Centro-Oeste. O último Censo revelou que impulsionada pelo agro, a população brasileira tem se movimentado principalmente para cidades médias dessa região. Queremos falar também desse recorte demográfico”, completa o repórter.
Além da equipe de reportagem, atuam neste projeto o editor João Paulo Machado e o produtor Matheus Maciel. Ao analisar dados e informações, João Paulo acredita que o agro é uma potência do Centro-Oeste brasileiro.
A primeira parada será Sorriso, no Mato Grosso. É a maior cidade da agroindústria brasileira, a maior produtora de soja do Brasil e o maior PIB do agro no país. A equipe também vai visitar Boa Esperança do Norte, distrito de Sorriso que foi emancipado por meio de uma decisão do STF em 2023.
A expedição da GloboNews pelo Centro-Oeste terá o ponto final em Brasília, a capital federal, no dia 18/3.