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Apenas 2% dos anunciantes utilizam todas as possibilidades de peças publicitárias das agências nas plataformas do Google no Brasil

Google atualiza índice para avaliar adoção de IA em agências

Apenas 2% dos anunciantes utilizam todas as possibilidades de peças publicitárias nas plataformas do Google no Brasil

O Google anunciou que o Digital Assessment, lançado em 2023, foi atualizado para o novo Google AI Assessment, visando acompanhar como as agências de publicidade estão se adaptando ao novo momento da inteligência artificial e ajudá-las nos próximos passos.

Segundo dados da companhia, 80% dos anunciantes do Google no Brasil já usam ao menos um produto com inteligência artificial. Mas apenas 2% utilizam todas as possibilidades e variações de peças publicitárias nas plataformas do Google. Em outras palavras, mostra que as agências ainda têm oportunidades de desenvolvimento da tecnologia em outras áreas.

A nova atualização da ferramenta mantém a classificação de agências entre os estágios “Nascente”, “Emergente”, “Conectado” e “Multimomento”, e agora permite novas análises. Cada agência analisa sobre a adoção de inteligência artificial, que inclui como as empresas estão capturando dados primários. Bem como treina a IA para alavancar objetivos de negócios, como estão ativando a IA e empregando as soluções disponíveis no marketing. Além da maturidade das equipes em relação à IA, possibilitando treinamento e certificação.

“Com o Google AI Assessment, as agências podem analisar os pilares e usá-los para avaliar oportunidades de melhoria e otimização de processos, tempo e resultados. O Google está preparado para continuar ajudando a desenvolver o mercado publicitário para este a era da inteligência artificial, que oferece muitas possibilidades”, afirma Aline Moda, diretora de agências do Google Brasil.

A análise sobre a classificação de agências realizada em 2023, revelou que as empresas “Nascentes”, que representavam 44% no início de 2023, finalizaram o ano passado representando 13% das empresas. Portanto, demostrou a capacidade da maioria migrar para estágios mais avançados. As agências “Emergentes” terminaram 2023 representando 58% do total e as “Conectadas”, 25%. Apenas 4% das agências terminaram o ano como “Multimomento”.