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Ferramenta Google Chrome usa dados de sites de reviews para exibir reputação de empresas. Por enquanto, recurso só está disponível

Google Chrome vai usar IA para exibir reputação de lojas online

Ferramenta Google Chrome usa dados de sites de reviews para exibir reputação de empresas. Por enquanto, recurso só está disponível em inglês na versão desktop

O Google Chrome começou a liberar, nos Estados Unidos, resumos de avaliações de lojas online gerados com a ajuda da inteligência artificial (IA). O objetivo é dar acesso rápido e fácil à reputação daquela empresa. A informação ficará em um ícone à esquerda da barra de endereços.

 

Por enquanto, o novo recurso estará disponível apenas na versão desktop do Chrome, e somente em inglês. Não há previsão de lançamento em outras regiões ou idiomas, nem informações se a ferramenta será oferecida nas versões do navegador para Android e iOS.

Como o Chrome vai indicar a reputação da loja?

As informações usadas para gerar o resumo  virão de diversas plataformas de reviews, como Trustpilot, Verified Reviews, ScamAdviser e outras. As avaliações incluem quesitos como qualidade dos produtos, experiência de compra, preço, atendimento ao cliente e políticas de devolução.

Em uma imagem de exemplo divulgada, ao clicar no ícone à esquerda da URL da loja, uma janela suspensa surge, contendo um texto de seis linhas gerado por IA, resumindo o que os consumidores estão dizendo; uma nota que vai de zero a cinco estrelas; e um link para ler as avaliações.

A ferramenta recebeu algumas críticas nas redes sociais. O jornalista Casey Newton, por exemplo, acredita que o recurso pode desencorajar consumidores a expressarem suas opiniões.

Concorrência está mais acirrada

Usar IA para resumir avaliações não chega a ser novidade — ao longo do último ano, algumas lojas passaram a recorrer à tecnologia para condensar o que vários clientes disseram sobre um produto.

O Google, porém, está apostando mais fichas na IA para a experiência de compra. O AI Mode da busca será capaz de gerar imagens de roupas a partir de uma descrição fornecida pelo usuário e, após isso, buscar produtos reais em lojas.

Outro contexto importante é no setor de navegadores. O crescimento da IA generativa e dos agentes automáticos tem levado diversas empresas a reimaginar o que é um browser. Alguns exemplos são o Comet, da Perplexity, o Dia, da Browser Company, e o Neon, da Opera. O espaço pode ficar ainda mais disputado, já que há rumores de que a OpenAI também está desenvolvendo um app do tipo.