Construção de uma nova rodovia entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães está diante de um “fogo cruzado” entre a ALMT e o governo do Estado
A obra na nova rodovia ganha um apelo ainda maior diante da atual situação da MT-251, que enfrenta pontos críticos de deslizamentos. Por isso, oferece risco à vida dos motoristas que por ali trafegam.
Isso porque, enquanto o Poder Executivo vê certa dificuldade no projeto, deputados estaduais fazem uma dura defesa pela nomeada MT-30. Desse modo, poderá reduzir a distância entre a Capital e Cidade Serrana. Membros do Parlamento Estadual, inclusive, garantem que o novo trecho sairá de papel “custe o que custar” e poderá ser bancado com recursos da própria Casa de Leis.
Decreto de Emergência
O Governo de Mato Grosso decretou situação de emergência entre os km 42 e 48 da MT-251, região do Portão do Inferno. Toda a extensão de cerca de 30 quilômetros da nova rodovia será praticamente uma reta
Com o decreto, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), fica autorizada a realizar as intervenções. Assim como obras necessárias de resposta ao desastre, incluindo a reabilitação estrutural da área atingida. Já a Defesa Civil de Mato Grosso prestará apoio técnico e operacional à Sinfra-MT.
O decreto no entanto leva em conta o relatório técnico de avaliação das encostas à margem da MT-251. Bem como as conclusões de um parecer técnico realizado pela Superintendência de Proteção Civil.
Estudo contudo encomendado pela Sinfra-MT, mostrou a existência de 10 pontos críticos nas encostas à margem da estrada que liga Cuiabá além da Chapada dos Guimarães. Destes, quatro correm risco maior para integridade da rodovia.
A rodovia MT-251 é portanto uma estrada-parque administrada pelo Governo de Mato Grosso. No entanto, todo o seu entorno faz parte do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, uma área federal.