Municípios de PE estão em estado de emergência devido aos estragos das chuvas e aguardam ajuda do Governo Federal
O Governo Federal reconheceu, nesta segunda-feira (30), situação de emergência em municípios afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco (PE). De acordo com a publicação no Diario Oficial da União; os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno; Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba, além da capital Recife; estão em estado de emergência.
De acordo com o sistema do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); nove municípios da região metropolitana do Recife ainda estão classificados com risco muito alto para chuvas e deslizamentos. Até o momento, 84 mortes estão confirmadas em decorrência dos temporais no estado.
Liberação de recursos
O Governo Federal anunciou que ainda nesta segunda-feira (30) deve ser liberado o envio de recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional para os municípios que já decretaram situação de emergência ou calamidade pública. Ao mesmo tempo, anunciaram a liberação de empréstimos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) sem juros.
Os primeiros recursos que forem repassados pelo Ministério serão destinados ao que o ministro Daniel Ferreira chamou de “socorro e assistência humanitária”; como kits de higiene, limpeza, colchões, cestas básicas, combustível e alimentação para equipes de resgate.
O trabalho de resgate às vítimas das fortes chuvas em Pernambuco, já conta com o reforço de homens e mulheres do Corpo de Bombeiros de seis estados brasileiros; além disso, com os militares que já atuam em PE.
De acordo com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), equipes do Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Bahia, Paraíba e Minas Gerais somam esforços aos militares de Pernambuco, na busca por sobreviventes.
Na manhã de domingo (29), onze bombeiros de Minas Gerais embarcaram para Pernambuco levando então recursos como detectores, luzes e demais equipamentos específicos para o resgate de vítimas soterradas.