Você está visualizando atualmente Governo lança Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil
Objetivo do guia da retomada do turismo é ajudar o turismo brasileiro com segurança e responsabilidade

Governo lança Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil

Guia de Retomada Econômica do Turismo aponta 20 medidas para retomada do turismo no Brasil

O Governo Federal definiu 20 medidas estratégicas para a retomada do turismo no Brasil. O lançamento do “Guia de Retomada Econômica do Turismo no Brasil” ocorreu (23), em Brasília.

O estudo embasa o documento feito por uma consultoria especializada que ouviu 42 empresários do ramo turístico e especialistas da área de todos os estados e de todas as cadeias do setor. Além disso, a consultoria realizou pesquisa online e avaliou práticas turísticas de 10 países.

Entre as 20 iniciativas para a retomada do turismo, estão medidas de curto e longo prazo. Assim como o estímulo à demanda, promoções, acesso à linha de crédito, incentivo ao calendário de eventos e disseminar os destinos turísticos brasileiros.

O objetivo do guia é ajudar na retomada do turismo brasileiro com segurança e responsabilidade. E, ainda, recuperar o setor do impacto socioeconômico causado pela Covid-19, com a paralisação das atividades.

Retomada

Em novembro do ano passado, o Ministério do Turismo lançou o “Retomada do Turismo”. Ou seja, uma iniciativa com projetos e ações para a área implementadas até 31 de julho de 2021. As medidas reuniram esforços da iniciativa pública e privada, do terceiro setor e também do Sistema S. Isto é, o Sesc, o Senai, Sesi e o Sebrae.

Os esforços para a Retomada do Turismo resultaram na publicação de medidas provisórias que tratam de assuntos como as regras de remarcações. Bem como os cancelamentos no setor do turismo e ações emergenciais para amenizar os efeitos da crise decorrente da Covid-19 no setor.

Além disso, as medidas de retomada garantiram a promoção de cursos gratuitos de qualificação do setor, o lançamento do Portal de Investimentos, além do investimento de cerca de R$ 200 milhões na entrega à população de 42 obras de infraestrutura turísticas em solo brasileiro.

A adesão ao Selo Turismo Responsável, ação que visa a adoção de uma série de protocolos de biossegurança, e o lançamento de campanhas de incentivo à retomada das viagens de forma segura. Bem como a facilitação do acesso ao crédito, ajudaram a mitigar o impacto causado pelo Covid-19 no turismo brasileiro.

O turismo emprega 7 milhões de pessoas e responde por 8,1% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas no país. Nesse sentido, o impacto chega a 53 segmentos da cadeia produtiva.

“O Brasil produziu 372 mil empregos com carteira assinada no mês de agosto. E agora o que é mais interessante: 180 mil no setor do turismo. Como os senhores são importantes! E digo mais além, até fevereiro nós vamos criar 500 mil empregos com carteira assinada”, ressaltou o ministro Gilson Machado, durante o evento.

Fonte: Governo Federal – Foto: Viagenscinematográficas