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Ferrovia Bioceânica: Secretária adjunta da Sedec destaca produção e preservação ambiental do Estado como argumento

Governo de MT apresenta potencial agrícola a delegação chinesa em reunião sobre Ferrovia Bioceânica

Secretária adjunta da Sedec destaca produção e preservação ambiental do Estado como argumentos para integrar rota que ligará o Atlântico ao Pacífico

A secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia de Mato Grosso (MT), Linacis Vogel Lisboa, representou o Estado na reunião entre o governo brasileiro e uma delegação técnica chinesa. Dessa forma, discutiram parcerias bilaterais na área de transportes.

O encontro realizado de forma híbrida em Brasília (DF), teve como principal pauta a Ferrovia Bioceânica, projeto estratégico que visa criar um corredor de transporte ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. A previsão é que a ferrovia tenha início no Porto Sul, em Ilhéus (BA), e siga até o Porto de Chancay, no Peru. Passando por Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além do território peruano.

Durante a reunião, o governo chinês recebeu informações sobre as principais rotas de escoamento de mercadorias no Brasil. Com destaque para a localização dos polos de produção e os custos logísticos envolvidos. Linacis apresentou os dados de Mato Grosso (MT) a delegação técnica chinesa. Assim, ressaltou que o estado é o maior produtor de grãos e carne bovina do país e preserva 60% do seu território.

Ela destacou que nos últimos 30 anos, graças à atuação conjunta entre o setor público e privado, a agricultura mato-grossense cresceu 1.612%. A safra 2024/2025 deve atingir um recorde de 101 milhões de toneladas, com projeções de chegar a 140 milhões até 2030.

Assim também, informaram aos representantes chineses que Mato Grosso é responsável por 31,6% da produção de grãos do país. Aliás, possui um rebanho de 32,8 milhões de cabeças de gado e concentra 73% da produção nacional de etanol de milho, com 21 usinas em operação, sendo 11 de milho.