Você está visualizando atualmente Governo de MT vai construir campus da UFMT em Várzea Grande
Governador Mauro Mendes anunciou que o governo estadual também vai tocar as obras do novo campus da UFMT em Várzea Grande - Foto: UFMT

Governo de MT vai construir campus da UFMT em Várzea Grande

Anúncio da construção do campus da UFMT após hospital universitário feito hoje pelo governador Mauro Mendes 

Com 70% das suas obras executadas, o novo Hospital Universitário Júlio Müller vai ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Único de Saúde em Mato Grosso. O andamento das obras ocorreu pelo governador Mauro Mendes, que anunciou que o governo estadual também vai tocar as obras do novo campus da UFMT em Várzea Grande. O investimento total na obra do hospital é de R$ 221 milhões, inicialmente divididos entre o Estado e o Governo Federal. 

O hospital terá 58,3 mil metros quadrados de área construída, sendo o maior de Mato Grosso. Assim, terá 8 blocos com 228 leitos de internação, 63 UTI, sendo 18 pediátricos e 25 neonatais. Além disso, 12 centros cirúrgicos, 85 consultórios, 45 salas de exame, entre outros equipamentos. O governador Mauro Mendes destacou o estágio da obra e o serviço que o hospital irá prestar à sociedade. 

Campus UFMT Várzea Grande

O reitor da UFMT, Evandro Silva, lembrou no entanto, que o atual hospital tem 104 leitos e 15 mil metros de área construída. Aliás, números bem inferiores em relação à nova estrutura. Ele também lembrou que além do atendimento de especialidades médicas, o hospital é importante na formação de profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. 

Após a conclusão da obra, o prédio será entregue para a UFMT. O Governo Federal, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, será responsável por sua administração e por colocar o novo Júlio Müller em operação. 

A vistoria percorreu todos os blocos do hospital já erguidos. Alguns já estão com a estrutura quase pronta, enquanto em outros os trabalhos avançam na parte de alvenaria e instalação de equipamentos. 

O secretário de Infraestrutura Marcelo de Oliveira lembrou que a atual gestão assumiu as obras com apenas 9% do total executado. O prédio era mais uma das obras que estavam previstas para a Copa do Mundo de 2014, mas que não foram entregues. 

Também estiveram presentes na vistoria o deputado estadual Gilberto Figueiredo e a secretária de Comunicação Laice Souza. 

Convênio para Várzea Grande 

Durante a vistoria, o governador Mauro Mendes e o reitor Evandro Silva, assinaram um convênio para viabilizar a construção do campus de Várzea Grande da UFMT. A Universidade vai repassar R$ 18 milhões para a Sinfra-MT, que ficará responsável por dar andamento ao projeto. 

Segundo o reitor, a medida foi tomada para que o Estado pudesse dar agilidade na obra. “Assim como o Governo se sensibilizou com o Hospital, também vai assumir as obras do campus de Várzea Grande que estavam há 10 anos paradas. Será uma grande contribuição para aquela região”, afirmou.