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Ações do agro no exterior ampliarão a participação de pequenas e médias empresas em feiras internacionais

Governo quer aumentar ações de promoção do agro no exterior

Ações de promoção do agro no exterior ampliará participação de pequenas e médias empresas em feiras internacionais no ano que vem

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse que o governo quer recuperar e aumentar o número de ações presenciais e híbridas para promoção do agro no exterior.

Com a perspectiva de melhora das condições sanitárias da pandemia de covid-19, será possível ampliar a participação de pequenas e médias empresas em feiras internacionais no ano que vem. Dessa forma, promoverá o agronegócio brasileiro no exterior.

“Em muitas embaixadas e consulados, queremos reforçar o modelo híbrido de encontros, com sessões de exposição e degustação de produtos seguidas de participação virtual de empresários brasileiros atuantes no setor”, explicou.

“Creio que nossa meta tem que ser intensificar a prospecção de oportunidades e desafios em segmentos específicos. Essa prospecção é auxiliada por estudos de mercado”, disse.

França participou (23) da abertura da terceira edição do curso “O Brasil no Agronegócio Global“. A realização é uma parceria do Insper com a Fundação Alexandre Gusmão, vinculada ao Itamaraty.

Como resultado, oferecem a capacitação para os funcionários da Apex-Brasil, servidores do Ministério da Agricultura (Mapa). Assim também, instituições vinculados e servidores do Ministério da Economia (ME).

Abertura de 167 novos mercados no exterior de produtos brasileiros, desde 2019

De acordo com França, será importante a atuação desses servidores na concepção de iniciativas de inteligência e promoção comercial do setor no exterior.

Para ele, a intensificação da atuação conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e da Agricultura resultou na abertura de 167 novos mercados no exterior a produtos brasileiros, desde 2019. A meta é superar a marca de 200 mercados abertos antes do final deste ano.

De janeiro a julho deste ano, segundo o ministro, as exportações da agropecuária superaram US$ 70 bilhões. O maior valor da série histórica para o período. Apenas em agosto de 2021, foram US$ 10,9 bilhões, acima do recorde registrado em agosto de 2013, de US$ 10,1 bilhões.

Capacitação

O objetivo do curso é apresentar uma visão ampla dos principais desafios que envolvem o agronegócio brasileiro em um contexto de transformações e novas exigências globais. Do mesmo modo, foram selecionados 45 participantes: 22 do Itamaraty, 19 do Mapa, 2 do Ministério da Economia e 2 da Apex Brasil.

Entre os desafios assim abordados, o ministro Carlos França destacou a dinâmica de inserção internacional do agronegócio. Também as “barreiras ilegítimas” ao comércio sob a forma de restrições técnicas e as estratégias de agregação de valor nas cadeias do agronegócio.

Assim como a identificação das grandes macrorregiões do agro mundial, o tratamento de questões sanitárias, a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, e os riscos que existem de imagem e reputação. E, por fim, a urgência de uma boa comunicação do agro no exterior.

Fonte: Agência Brasil