Grammy Latino também premiou o álbum “COR” da dupla Anavitória como Melhor álbum pop em língua portuguesa
O Grammy Latino 2021 consagrou Caetano Veloso e Tom, com a música “Talvez”, como a gravação do ano. É uma composição do violonista Cezar Mendes com Tom Veloso, gravada por Caetano e Tom em single editado de forma avulsa em agosto de 2020.
O Brasil também saiu vitorioso na categoria de melhor álbum instrumental, que foi para Toquinho e Yamandu Costa por Bachianinha. Assim, a cerimônia aconteceu no dia 19 em Las Vegas (EUA).
O artista que mais levou prêmios na noite foi o colombiano Camilo. E levou quatro estatuetas, incluindo melhor álbum pop pelo seu Mis Manos. Da mesma forma, o espanhol C. Tangana, que levou três Grammys com canções do seu álbum de estreia, El Madrileño.
O prêmio de canção do ano, enquanto isso, foi para “Patria y Vida”, hit cubano entoado por Gente de Zona, Descemer Bueno, Yotuel Romero e El Funky. E assim declamou, Romero “Dedicamos esse prêmio a todas as mães que lutam por seus filhos”.
Igualmente, Ruben Blades levou o prêmio de álbum do ano por seu disco Salswing!, e ainda foi para casa com o prêmio honorário de “pessoa do ano” por sua contribuição à cultura latina. Por fim, a estatueta de melhor revelação de 2021 foi para a colombiana Juliana Velásquez.
Confira abaixo, uma lista completa dos vencedores nas categorias de língua portuguesa:
- Anderson Freire, Seguir teu Coração por Melhor álbum gospel em língua portuguesa;
- Anavitória, Cor com Melhor álbum pop em língua portuguesa;
- Paulinho da Viola, Sempre se Pode Sonhar levou Melhor álbum de pagode/samba;
- Zeca Baleiro, Canções d’Além Mar com Melhor álbum de MPB;
- Chitãozinho e Xororó, Tempo de Romance com Melhor álbum sertanejo;
- Ivete Sangalo, Arraiá da Veveta com Melhor álbum de música regional em língua portuguesa;
- Anavitória e Lenine, “Lisboa” como Melhor canção em língua portuguesa.
Fonte: Omelete