Gripe aviária no Brasil: Suspensão da compra de frango brasileiro pela China pode levar à queda dos preços no mercado interno e à especulação nas negociações
O primeiro foco de gripe aviária em granja comercial no Brasil anunciado nesta sexta-feira (16), pode trazer impactos ao mercado. A China anunciou a suspensão da compra de frango por 60 dias.
De acordo com Mauricio Palma Nogueira, diretor da Athenagro, a decisão de Pequim deve ser revertida antes dos 60 dias de suspensão anunciados. Pois no momento, identificaram apenas um caso isolado em uma granja no Rio Grande do Sul.
Além disso, o especialista ressalta que o mercado está favorável para o governo brasileiro se adaptar e não sofrer com perdas significativas.
Nogueira explica que o maior impacto ocorrerá, caso a suspensão chinesa se mantenha até o fim. Bem como outros países passem a adotar medidas semelhantes, o que criaria um excedente de frango brasileiro a procura de destino.
O cenário acima ocasionaria, no curto prazo, uma redução nos preços do frango no mercado interno. No entanto, o especialista destaca que, no médio prazo, haveria queda na produção de frango e o efeito seria o oposto.
Os especialistas ressaltaram que a decisão do governo chinês não é algo novo, e que a partir de agora pode haver bastante especulação diante das negociações para a volta da normalidade.
No mercado, o setor exportador de carnes sofrerá impacto com as especulações, conforme Alexandre Espírito-Santo, economista-chefe da Way Investimentos.