Você está visualizando atualmente Multinacional chinesa conhece potencial de MT para instalar fábrica
Mato Grosso é um dos estados de interesse da multinacional chinesa Funfeng Group Limited, líder global em biofermentação

Multinacional chinesa conhece potencial de MT para instalar fábrica

Multinacional chinesa conhece potencial de MT. Sedec apontou aos investidores que Estado é maior produtor de milho do Brasil, tem incentivos fiscais vantajosos e a ZPE, com exportação a custo zero

Mato Grosso é um dos estados de interesse Multinacional chinesa da Funfeng Group Limited, líder global em biofermentação, para a instalação de uma fábrica de US$ 400 milhões. O milho é a matéria-prima para a elaboração de goma xantana, aminoácidos e glutamato monossódico. Dessa maneira, atendem as indústrias de nutrição animal, alimentos, bebidas, farmacêutica, petróleo, gás, dentre outros.

O diretor regional da empresa, Bao Xin, e consultor de engenharia, Ren Ping, estiveram na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). Eles disseram que o Brasil faz parte do crescimento da empresa, por ser um dos maiores produtores de milho do mundo. A China é a maior compradora do grão.

Além disso, a Funfeng busca diversificar a rede global de fornecimento, que já tem presença na Ucrânia e nos Estados. Assim como em grandes produtores mundiais de milho.

Eles têm interesse em implantar uma fábrica de fermentação biológica em uma área de 1.000 m², com capacidade de processamento de 660 mil de toneladas de milho.

Planta deve gerar cerca de 600 empregos diretos

Apresentando aos chineses que o Governo de Mato Grosso aplicou cerca de 20% da receita líquida em investimentos, isso se traduz em mais geração de emprego. O segundo maior do país em 2023, o terceiro estado em menor desigualdade de renda. Além disso, o maior produtor agropecuário do Brasil e o maior exportador brasileiro.

“Temos a construção de uma ferrovia em andamento. Mais de 3,5 mil km de rodovias novas, estamos construindo 6 hospitais, mais novos aeródromos públicos, além de subsídio para as famílias comprarem casas populares. Tudo isso é importante e pesa na tomada de decisão do empresário ao fazer investimento no Estado. Assim, os funcionários terão acesso a saúde, educação e infraestrutura”, pontou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Terceira Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do país, a ZPE de Cáceres, que está prestes a ser inaugurada tem um atrativo econômico que despertou o interesse dos chineses. Dentre as vantagens de se instalar lá está a suspensão de impostos federais para produtos de exportação. Além da redução de impostos municipais e estaduais, por meio dos incentivos fiscais.