No momento, você está visualizando Habilidades em IA vão garantir salários mais altos em 2026
Dominar a inteligência artificial (IA), será um dos principais diferenciais para quem busca salários mais altos em 2026

Habilidades em IA vão garantir salários mais altos em 2026

O estudo mostra que competências ligadas à IA lideram a lista das habilidades que garantem remuneração acima da média

Dominar a inteligência artificial (IA), será um dos principais diferenciais para quem busca salários mais altos em 2026, segundo o Guia Salarial da consultoria global Robert Half.

O estudo, que entrevistou 500 gestores de contratação e 1.000 profissionais em diferentes regiões do Brasil, mostra que competências ligadas à IA lideram a lista das habilidades que garantem remuneração acima da média. “O mercado vive um cenário de inovação contínua e forte competição por talentos qualificados. Portanto, coloca a IA no núcleo das competências críticas para o futuro do trabalho”, afirma Maria Sartori, diretora de mercado da Robert Half.

Na sequência, aparecem: análise de dados, desenvolvimento de software, idiomas e conhecimento sobre a Reforma Tributária. “Quanto mais escasso e estratégico é um conhecimento, maior tende a ser o investimento das organizações para atrair e reter esses profissionais.”

Não à toa, 83% dos empregadores dizem estar mais propensos a pagar salários maiores a profissionais com competências especializadas. “Pagar acima da média tornou-se uma estratégia para acelerar a transformação digital. Bem como, garantir qualidade nas entregas e reduzir o risco de perda de talentos para a concorrência.”

Outros estudos reforçam a importância dessas habilidades no mercado. Segundo o Índice de Tendências de Trabalho 2025 da Microsoft, 47% dos empregadores dão preferência a competências em IA em relação à experiência dos candidatos a emprego. A procura por profissionais com essas habilidades ainda registrou um aumento de 323% entre 2018 e 2024, de acordo com um relatório da Microsoft e LinkedIn que ouviu 31 mil pessoas em 31 países, incluindo o Brasil. “As empresas buscam eficiência, escalabilidade e capacidade analítica, e isso exige profissionais com domínio de ferramentas de IA que consigam extrair valor real desses recursos.”

Como desenvolver habilidades em IA

Aprender novas habilidades em IA para colocar no currículo pode ser mais fácil do que parece. Cursos gratuitos online, aliás, podem ajudar a desenvolver essas competências, tanto para iniciantes quanto profissionais avançados no tema.

Em seguida, confira alguns cursos para aprimorar habilidades em inteligência artificial:

FluêncIA, pela Microsoft;
Especialização em Aprendizado de Máquina por Andrew Ng, Universidade de Stanford;
Introdução à Inteligência Artificial, por IBM SkillsBuild;
IA para Todos, por DeepLearning.AI;
Introdução à IA Generativa, pelo Google Cloud;
IA Generativa com Modelos de Linguagem de Grande Porte pela AWS;
Fundamentos de IA Generativa, por Databricks (oferece um distintivo para colocar no LinkedIn e no currículo após a conclusão);
Inteligência Artificial – Escola do Trabalhador 4.0, pela Microsoft.

Equilíbrio entre soft e hard skills

Para o próximo ano, a expectativa é de que remuneração e qualificação em IA caminhem ainda mais juntas. “O mercado seguirá valorizando competências técnicas ligadas à transformação digital, e o desenvolvimento de habilidades especializadas tende a ampliar o potencial de ganhos”, afirma Sartori.

As chamadas soft skills, no entanto, permanecem no radar das empresas. “O que vem sendo cada vez mais valorizado é a combinação equilibrada entre habilidades técnicas e comportamentais”, explica a executiva. “Profissionais que unem qualificação sólida, experiência relevante e atualização contínua tendem a ocupar os percentis mais altos das faixas salariais.”

Fonte: forbesbrasil