Legisladores estão preocupados com distrações causadas pelo aparelho e irão proibir uso de celulares em suas escolas
As escolas de nível secundário da Holanda estão se preparando para adotar uma lei nacional que prevê o proibir completo de celulares visando evitar a distração dos estudantes.
Sempre pode haver uma proibição legal, mas presumo que podemos ajustar isso juntos
O governo holandês informou as instituições que roda em urgência a aprovação da lei, que deverá sair em alguns meses após agitações e perturbações em diversas salas de aula por toda a Holanda.
“Não optamos por uma proibição legal neste momento, vamos analisar muito de perto se isso funciona. Porque, claro, sempre pode haver uma proibição legal, mas presumo que podemos ajustar isso juntos”, disse Robbert Dijkgraaf, ministro da Educação da Holanda.
Os especialistas vêm alertando há tempos sobre os efeitos negativos dos smartphones na sala de aula.
- Apesar da preocupação dos legisladores, os alunos não estão contentes com a ideia, o que é natural;
- Eles alegam que, apesar de algumas pessoas se distraírem com seus aparelhos, os smartphones ainda podem ser boa ferramenta de trabalho;
- Um aluno disse que “[usa] na maioria das lições nas quais os professores não se atentam muito ou deixam você trabalhar mais independentemente”;
- Outra garota sugeriu a culpa dos professores se os estudantes usam seus aparelhos. “Se os professores não se esforçam tanto na hora de lecionar, você nota que os alunos também não dão seu melhor e, então, se distraem com seus telefones.
A única coisa da qual se tem certeza que os especialistas vêm alertando há tempos sobre os efeitos negativos dos smartphones na sala de aula. Acima de tudo, eles sugerem que o aparelho distrai e mina o desempenho escolar. Sendo assim, a proibição dos smartphones nas escolas secundárias valerá a partir de janeiro de 2024.