No momento, você está visualizando Horizon Worlds: Facebook libera plataforma que seria prévia do Metaverso
Horizon Worlds será uma realidade virtual que as pessoas poderão interagir

Horizon Worlds: Facebook libera plataforma que seria prévia do Metaverso

Realidade virtual de Horizon Worlds servirá para várias atividades

Ainda não é bem o Metaverso, mas é quase. O Facebook, agora com o nome de Meta, liberou na última semana uma plataforma digital. Ela serve como uma realidade virtual semelhante ao que será o Metaverso. É chamada de Horizon Worlds.

Neste momento, o Horizon Worlds oferece experiências mais simples de metaverso. Por lá, é possível se reunir com outros usuários para conversar, jogar ou construir mundos próprios. Para entrar neste universo digital, é necessário ter mais de 18 anos e um óculos de realidade virtual compatível.

“Queremos que o Horizon Worlds seja um ambiente seguro no qual todos possam seguir nossa política de conduta na realidade virtual”, diz a Meta no anúncio da novidade.

Horizon Worlds: Facebook libera plataforma que seria prévia do Metaverso

Horizon Worlds não é um metaverso totalmente desenvolvido

A novidade, portanto, é uma prévia de tudo que deve vir por aí no Metaverso, mas em uma proporção diferente. Esse conceito difícil de definir refere-se aos esforços para construir um reino virtual amplo no qual as pessoas possam andar, por meio de avatares digitais, e interagir com outras pessoas que também estão lá virtualmente. Mas o lançamento é um dos maiores esforços que a empresa empreendeu para popularizar a RV – e a socialização virtual – desde a compra da Oculus em 2014.

No mundo virtual, os usuários que usam fones de ouvido podem se encontrar com amigos e novas pessoas, jogar e criar seus próprios mundos. Os usuários, que aparecem como avatares altamente personalizáveis, mas sem pernas, podem mover seus dedos e mãos reais para gesticular em RV. As bocas de seus avatares parecem se mover de maneira realista enquanto falam.

O Meta espera que os usuários venham até essa realidade não apenas para se divertir, mas para construir mais lugares para jogar em RV. Meta disse que os usuários do Horizon Worlds já criaram milhares de mundos dentro do aplicativo desde o início de um teste beta privado no ano passado.

Por fim, empresas concorrentes já estão de olho em fazer o mesmo. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, disse no início deste ano que a empresa queria construir o “metaverso empresarial”. Jogos como Roblox e Fortnite, que operam seus próprios mundos virtuais, têm anunciado versões do metaverso por meses.