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Professores têm usado a Tecnologia IA para correções e feedback, enquanto alunos aproveitam para agilizar tarefas acadêmicas

IA NA EDUCAÇÃO: Tecnologia ‘pega’ entre alunos e professores

A ascensão da inteligência artificial (IA) tem transformado diversas áreas, inclusive, a educação. Tanto professores quanto alunos tem adotado a tecnologia que traz vantagens e desvantagens. De um lado, oferece vantagens como automatizar tarefas para liberar tempo para instrução mais personalizada. De outro, levanta questões de aprendizado, precisão e até dilemas éticos.

Conheca mais detalhes:

  • A adoção da inteligência artificial (IA) na educação está crescendo entre professores e alunos. De um lado, proporciona benefícios como automatização de tarefas e personalização do ensino. De outro, levanta questões éticas e de qualidade;
  • Um relatório da Tyton Partners, patrocinado pela Turnitin, revelou que metade dos estudantes universitários e 22% dos professores entrevistados utilizaram ferramentas de IA em parte de 2023. Com uso em correção, feedback e criação de conteúdo;
  • A falta de diretrizes claras sobre o uso ético da IA na educação é um ponto de preocupação, especialmente em relação à personalização do ensino e à propriedade intelectual do trabalho gerado pelas ferramentas de IA;
  • A eficácia da IA na correção e feedback depende do contexto. Sendo mais adequada para questões com respostas definitivas do que para análises complexas que requerem intervenção humana para feedback específico e compreensão do progresso do aluno ao longo do tempo.

Um relatório da Tyton Partners, revelou que metade dos estudantes universitários e 22% dos membros do corpo docente entrevistados utilizaram ferramentas de IA em parte de 2023.

Professores têm usado IA para corrigir trabalhos, fornecer feedback, criar planos de aula e atividades. Enquanto os alunos se apoiam em ferramentas como ChatGPT e Copilot para tocar suas tarefas acadêmicas.

Discussão ética se estende ao uso de IA para criação de conteúdo

Entretanto, a falta de diretrizes claras sobre o uso de IA na educação levanta preocupações éticas. Muitas escolas têm políticas para alunos, mas poucas têm para professores. O uso de IA para correção e feedback também suscita questionamentos sobre a personalização do ensino e a qualidade do aprendizado.

Dorothy Leidner, professora de ética nos negócios, destaca que a eficácia da IA na correção depende do contexto. Em questões com respostas definitivas, a IA pode superar a correção humana em velocidade e consistência. Contudo, em trabalhos que exigem análises mais complexas, a intervenção humana é essencial para fornecer feedback específico e entender o progresso do aluno ao longo do tempo.

A discussão ética se estende ao uso de IA para criação de conteúdo. Enquanto alguns educadores veem vantagens na rapidez e consistência do feedback da IA, outros questionam a autenticidade e a propriedade intelectual do trabalho gerado.

Plataformas de detecção de plágio, como Turnitin, também desempenham um papel crucial na identificação de conteúdo gerado por IA. No entanto, a precisão dessas ferramentas de tecnologia ainda é uma preocupação, como evidenciado pela desativação de ferramentas de IA devido à baixa taxa de acerto.