Você está visualizando atualmente Ifix encerra dia em leve queda de 0,21%
O Ifix índice que reúne os fundos imobiliários mais negociados na B3 virou de mão e passou a apresentar leve queda durante a tarde desta terça-feira

Ifix encerra dia em leve queda de 0,21%

Ifix encerra dia em leve queda de 0,21% e segundo levantamento do BTG Pactual, FIIs de recebíveis responderam por 64% do volume captado por FIIs no mercado primário ao longo de 2022

O Ifix índice que reúne os fundos imobiliários mais negociados na B3 virou de mão e passou a apresentar leve queda (3). Todavia no fim do dia, o indicador encerrou com recuo de 0,21%, aos 2.855 mil pontos.

A queda foi acompanhada pelo avanço dos juros futuros, que dispararam até o último minuto. No after hours, os contratos de maior liquidez eram negociados em alta de dois dígitos. Contudo, o vencimento mais curto, janeiro de 2024, subia 22 pontos-base, a 13,74%.

Mas já os contratos vincendos em janeiro de 2025 subiam 31 pontos-base.

Portanto, o dia também foi mais uma vez negativo para o Ibovespa, que registrou queda de 2,08%, aos 104.165 pontos.

O cenário local pesou na conta novamente nesta terça-feira. A autonomia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e os discursos destoantes em relação ao que foi defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiram no radar dos investidores.

Nos últimos dias, o chefe do Executivo tem defendido o “cancelamento” de privatizações. Lula também chegou a dizer que o teto de gastos é uma “estupidez” e que irá revogá-lo.

FIIs de “papel” respondem por 64% do volume captado nas ofertas de 2022

Declarações de outros membros da nova equipe do novo governo também repercutiram negativamente no mercado. Ao assumir o Ministério da Previdência, Carlos Lupi (PDT), afirmou considerar alto os juros do crédito consignado para aposentados do INSS e que alegou que a reforma da previdência serviu para tirar direitos.

Ao mesmo tempo, Haddad afirmou que pretende iniciar a discussão com o Congresso Nacional sobre as medidas que julga prioritárias para “recolocar a economia brasileira no rumo certo” até o fim de abril. “Eu gostaria de, a partir de abril, mais para o final do mês, começar a discutir com o Congresso a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal, que, no meu ponto de vista, podem e devem andar juntos”, salientou o novo ministro.

Em um ano em que a Selic avançou para 13,75% ao ano, investidores correram para ativos de renda fixa. O movimento, no entanto, não ficou restrito a títulos. Algumas classes de ativos que alocam em papéis de renda fixa também se beneficiaram ao longo de 2022.

É o caso de fundos imobiliários de recebíveis, que também recebem o nome de FIIs de “papel”. Segundo levantamento dos analistas Daniel Marinelli e Matheus Oliveira, do BTG Pactual. Assim os produtos do tipo responderam por 64% do volume captado por fundos imobiliários no mercado primário ao longo de 2022.