Você está visualizando atualmente IFMT realiza Circuito de arte e cultura na Escola Frei Ambrósio
A programação do circuito arte e cultura terá início nos dias 3 e 4 de novembro na Escola Estadual Frei Ambrósio no bairro do Junco

IFMT realiza Circuito de arte e cultura na Escola Frei Ambrósio

Apresentações de grupos de diversas expressões artísticas no II Circuito de arte e cultura do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Campus Cáceres

A programação do circuito de arte e cultura terá início nos dias 3 e 4 de novembro na Escola Estadual Frei Ambrósio no bairro do Junco, em Cáceres.

No entanto, o fechamento do circuito será no campus do IFMT em Cáceres, durante a V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, entre os dias 10 e 12 de novembro.

“Um dos objetivos do circuito é aproximar-se das comunidades dos bairros do entorno do IFMT, por meio do acesso à arte.

Por isso, a programação iniciará com a comunidade escolar da Escola Frei Ambrósio. A escola é circunvizinha ao nosso campus e conta com público interno de mais de 350 pessoas entre estudantes, servidoras, assim como servidores”, afirma o coordenador do Projeto, o professor e artista plástico, Carlos Alberto Bosquê Junior.

A primeira etapa do evento que é gratuita e aberta a toda a comunidade escolar. Ela acontece no período vespertino, das 14 horas às 17 horas, na próxima quinta-feira (03), bem como na sexta-feira (04), na Escola Frei Ambrósio com exposição de artes plásticas epeças teatrais.

Aliás, a Banda Musical Orion é composta por servidor e estudantes do IFMT Cáceres.

Exposição de Artes plásticas e cultura

A exposição de artes “Sentir”, apresenta 30 obras de livre expressão de estudantes dos cursos técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFMT Cáceres. O trabalho tem orientação do artista plástico e professor do campus, Carlos Bosquê.

Teatro

Com abordagens sobre mitos, preconceitos, arte moderna e regionalismo, o grupo de teatro é formado por 15 estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFMT Cáceres e apresentará quatro peças teatrais durante o circuito.

“O mito da caverna: qual é a sua caverna?” aborda ‘fake news’, mitos, exclusão e cancelamento nas Redes Sociais.

A peça “Na orelha” faz uma leitura sobre a personagem inspirada na história de Vincent Van Gogh com foco para os estereótipos e o sofrimento gerado pelo preconceito.

A “Semana de 22” aborda o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e a peça regionalista “Cacerense”.
V Jenpex: 2ª Etapa do Circuito de Arte Durante a V Jenpex, além da banda Orion, peças teatrais da exposição de artes plásticas.

Além disso, terá apresentação da Fanfarra do IFMT Cáceres e da Orquestra Sinfônica da Universidade do Estado de Mato Grosso.

As atividades integram a programação oficial da Jornada que conta com conferências, mesas-redondas, oficinas, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.