O presidente da ALMT, Eduardo Botelho, ficou feliz com a escolha de Cuiabá como uma das cidades-sedes da Copa do Mundo Feminina de 2027
Essa é uma oportunidade de tirar imagem ruim, diz Botelho sobre Copa Feminina 2027 que ficou com o Mundial de 2014 devido as inúmeras obras que não foram entregues.
Entre elas, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que custou mais de R$ 1 bilhão ao Estado e não implantado. “Eu acho que é o momento para recuperarmos o que nós ficamos de fazer em 2014. Tirar essa imagem ruim, péssima que ficou de Mato Grosso, planejarmos e executarmos com responsabilidade um projeto sério porque infelizmente os projetos de 2014 foram só vergonha. Não terminou até hoje como é o caso do VLT e várias trincheiras que mal construídas, outras que não foram executadas. Nós temos agora a oportunidade de fazer diferente”, disse Botelho.
O projeto brasileiro prevê o Mundial disputado entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), um dos principais motivos para a escolha de Cuiabá para concorrer como cidade-sede, é o investimento que a Federação e o Governo do Estado têm feito para o futebol feminino.
Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78
O Mundial Feminino acontecerá pela primeira vez na América do Sul. Antes, o Brasil organizou o Mundial masculino de 1950 e o de 2014. Por ser a anfitriã, a Seleção Brasileira já está classificada. Sendo assim, a 10 ª edição da Copa do Mundo Feminina terá 32 países e disputada em dez cidades, incluindo Cuiabá.
Bélgica, Alemanha e Holanda também haviam apresentado uma candidatura conjunta que concorria contra a proposta brasileira. Já os Estados Unidos e o México haviam desistido da disputa em abril. Na votação do dia 17, o Brasil venceu por um placar de 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda.
Antes da votação, as duas candidaturas tiveram 15 minutos para apresentar os seus trunfos. Portanto, o Brasil optou fazer declaração visual comandada pela apresentadora Duda Pavão, que contracenou com uma assistente virtual.
As referências à cultura brasileira, às riquezas naturais do continente e aos povos originários, são os pontos fortes do roteiro. Aliás, inclui mensagens de apoio de personalidades do mundo do futebol e de ministras de Estado.