No momento, você está visualizando Indea capacita técnicos para impedir entrada em MT de fungo que afeta plantações de mandioca
Indea-MT realizou reuniões com a participação de fiscais e agentes fiscais das áreas de agronomia sobre fungo em plantação de mandioca - Foto: Embrapa

Indea capacita técnicos para impedir entrada em MT de fungo que afeta plantações de mandioca

Órgão realizou reuniões regionalizadas com a participação de fiscais e agentes fiscais das áreas de agronomia sobre fungo que afeta plantações

O Indea-MT preparou o quadro técnico de servidores que atuam na defesa sanitária vegetal da autarquia para evitar a entrada do fungo Ceratobasidium theobromae (Rhizoctonia theobromae), conhecido popularmente como vassoura-de-bruxa da mandioca.

Esta doença fitossanitária foi detectada em agosto deste ano pela primeira vez no Brasil, e está atualmente presente no território do Amapá. Lá tem causado prejuízos, principalmente para a comunidade indígena e integrantes da agricultura familiar, nas plantações de mandioca, ao deixar os ramos das plantas secos e deformados.

Em Mato Grosso, o Indea, para proteger o território desse fungo e outras pragas que aqui ainda não adentraram, realizou nos meses de outubro e novembro reuniões regionalizadas com a participação de fiscais e agentes fiscais. Nesses encontros demonstraram as características do fungo que atinge a planta da mandioca, além de outras que também requerem igual atenção nos trabalhos de vigilância. As reuniões, que envolveram todo o quadro integrante da Coordenadoria de Defesa Sanitária Vegetal (CDSV), passaram pelas cidades de Cuiabá, Água Boa, Lucas do Rio Verde e Alta Floresta.

Além disso, ele acrescenta que a Instituição vai avançar no cadastramento de todas as propriedades produtoras. Bem como reforçar as fiscalizações do trânsito de mudas (ramas) e tubérculos nas regiões de divisa do Estado.

Como evitar a entrada vassoura-de-bruxa da mandioca

Não trazer mandioca ou mudas (ramas) oriundas do Estado do Amapá para Mato Grosso. Comunicar ao Indea caso encontre sintomas suspeitos da doença, como amarelecimento das folhas, superbrotamento, enegrecimento dos vasos e morte das plantas.

O Indea está presente em 139 dos 142 municípios de Mato Grosso.

Características

A planta de mandioca atingida pelo fungo apresenta ramos secos e deformados, nanismo e proliferação de brotos fracos e finos nos caules. A infestação pode ocorrer por meio de material vegetal infectado, ferramentas de poda, além de possível movimentação de solo e água.

Produção

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso conta com 15 mil estabelecimentos comerciais plantando mandioca. Sendo assim, produziu em 2023 mais de 265 mil toneladas e tem a cidade de Paranatinga como o maior produtor.